O caqui, esta deliciosa fruta tropical, além de nutritiva também oferece uma série de benefícios à saúde. Neste sentido, consumir caqui com frequência contribui para nosso organismo e também para a boa forma. Além de doce e saboroso, é uma fruta rica em antioxidantes.
Entre eles, estão os carotenoides, como o licopeno e o betacaroteno. Eles atuam como antioxidantes no organismo, ajudando a combater a formação de radicais livres e retardando o envelhecimento precoce.
Além disso, a fruta é uma excelente fonte de vitaminas A, C e E, sais minerais, como fósforo, ferro, potássio, cálcio, manganês, magnésio, zinco e carboidratos. Somando-se a isso, possui cerca de 80% de água. As concentrações de cada nutriente variam de acordo com a espécie de caqui consumida.
Benefícios do caqui
- Ajuda o emagrecimento;
- Retarda o envelhecimento da pele;
- Aumenta a imunidade;
- Regula o sistema digestivo;
- Ajuda na saúde dos olhos.
Caqui ajuda a emagrecer
Rico em fibras, o caqui contribui para o bom funcionamento do intestino e provoca um aumento da sensação de saciedade no estômago. Dessa forma, a fruta pode contribuir na perda de peso.
Por isso, a dieta com caqui deve ser combinada a alimentos que auxiliam no emagrecimento. De preferência, consuma o caqui próximo ao horário de praticar atividades físicas. Afinal, elas irão acelerar o fluxo sanguíneo e permitir que determinadas substâncias da fruta auxiliem na aceleração do metabolismo, contribuindo com a eliminação de gorduras e toxinas do corpo.
Devido ao sabor mais adocicado, utilizá-lo de sobremesa no lugar de algum doce ou carboidrato também é uma excelente troca!
Dicas
Contudo, consuma a fruta com moderação. Afinal, ela possui alta quantidade de glicose e frutose. Por fim, sua durabilidade é em torno de 5 dias na geladeira. Então, lave-a apenas na hora do consumo. Sua safra vai de fevereiro a julho, oferecendo preço mais atrativo também.
Adicione a delícia em sua alimentação.