Comprar um carro novo em 2023, tornou-se uma ação muito complicada em 2023, uma vez que o preço dos carros novos subiu assustadoramente. A indústria automotiva é uma importante fonte de emprego e renda, contribuindo com cerca de 22% do PIB do setor industrial e 4% do PIB como um todo. Por isso que hoje, vamos dar algumas razões pelas quais o valor de compra de um carro novo subiu tanto.
Por que comprar um carro ficou tão caro em 2023?
Os brasileiros ficam chocados com esses números, que são resultado de uma série de fatores, entre eles o chamado “Custo Brasil” (soma dos desafios estruturais, burocráticos, financeiros e econômicos do país).
Mas não é uma nova realidade. Alguns desses fatores sempre estiveram presentes no mercado automotivo brasileiro, enquanto outros, como a pressão inflacionária e a falta de semicondutores no mercado internacional em decorrência da atual pandemia, surgiram muito recentemente.
Sistema tributário brasileiro
Um dos principais culpados pelos altos preços dos carros é o complicado sistema tributário do país. A venda de automóveis está sujeita a uma série de impostos, incluindo o Imposto sobre Mercadorias e Serviços (ICMS), o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Programa de Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social e Integração Social (PIS/Cofins).
Estes custos fazem parte de quase 50% do custo final de um automóvel no país, para se ter uma ideia. Esse imposto é mais alto – pode chegar a 80% – se o carro vem de outro país. O preço de um carro que custa U$ 20 mil nos Estados Unidos pode chegar a U$ 35 mil no Brasil.
Alta concorrência
O número atual de montadoras brasileiras é insignificante em comparação com as quatro gigantes do setor – Volkswagen, Fiat, Ford e Chevrolet – que dominaram o mercado por décadas. A vinda da concorrência para o Brasil na fabricação de automóveis, torna mais difícil para os produtores competir com países com custos trabalhistas mais baixos. Estima -se que o país gaste 1,5 vezes sua folha de pagamento em despesas gerais.
Um país de tamanho continental, como o Brasil, possui uma infraestrutura longe de ser ideal, com muitas estradas em péssimo estado de conservação. Este é outro problema que encarece o transporte de automóveis e outras mercadorias, o que é repassado ao consumidor.
Incorporação de novas tecnologias
A incorporação de novas tecnologias fez com que os preços subissem. Essas tecnologias podem, então, melhorar a segurança, o conforto ou a conectividade do sistema. Exemplo disso, é que os freios ABS são obrigatórios em todos os carros novos desde 2013. O custo de importação de componentes e máquinas para as montadoras, elevou, portanto, os preços em toda a indústria.
Recentemente, a pandemia de gripe H1N1 aumentou o custo de matérias-primas como alumínio, minério de ferro e ácido bórico. Ao mesmo tempo, desestabilizou as cadeias de suprimentos industriais, criando dores de cabeça que aumentaram os preços dos carros em todos os lugares.
Por fim, a esse respeito, é importante observar a ausência de componentes semicondutores em todo o veículo, começando pela transmissão e continuando no painel, sistema de entretenimento, espelhos laterais e retrovisores, sistema de freios e motor.