O canal “CNN Brasil” vinha há meses dando destaque que seria a primeira rede de televisão a promover um debate entre os candidatos à presidência da República neste ano de 2022. Todavia, nesta terça-feira (26), a emissora anunciou o cancelamento do evento. De acordo com as informações, o motivo do cancelamento do debate aconteceu porque os dois principais nomes das eleições: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o atual chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL), não confirmaram suas presenças no evento.
“A decisão foi tomada porque as campanhas dos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro não confirmaram as presenças de ambos”, informou a “CNN Brasil” em um comunicado distribuído aos seus funcionários. No texto enviado aos colaboradores, a emissora afirmou que ter um debate sem a presença dos dois, que juntos somam cerca de 80% das intenções dos votos, não iria refletir o cenário atual da disputa pelo Palácio do Planalto.
“A CNN reforça seu interesse em estimular o amplo debate entre os postulantes à Presidência e considera fundamental que eles se comprometam com o comparecimento para prestar informações aos eleitores tendo como objetivo único o fortalecimento da democracia brasileira”, disse o canal.
Em outro trecho do comunicado, a emissora informou que está estudando se juntar a outros veículos de comunicação para que o evento seja feito. “As premissas para a definição desse formato são o compromisso de todos os veículos com o sistema democrático e com a total imparcialidade diante do cenário político polarizado”, destacou no comunicado a “CNN Brasil”.
A ideia de realizar um consórcio organizado por várias emissoras é defendida por Lula. De acordo com a equipe do ex-presidente, foi proposto a realização “de três debates em formato de pool”. Por outro lado, Bolsonaro não deve mesmo ir aos debates. A ausência do presidente não é novidade, visto que em 2018 ele foi nos dois primeiros debates e depois resolveu não frequentar mais os encontros.
Ciro Gomes comenta a decisão de cancelar o debate
Nesta terça, após a notícia, o candidato à presidência, Ciro Gomes (PDT), afirmou que será “uma grande decepção” se a “CNN Brasil” realmente deixar o “seu público sem um debate”. “Para mim será uma grande decepção se a @CNNBrasil, que nasceu com o propósito de ser plural, deixar o seu público sem um debate”, disse ele.
“A democracia corre mais riscos e sofre mais danos com o silêncio da mordaça do que com os latidos de cão desdentado, como os de Bolsonaro, no seu show patético no Maracanãzinho”, complementou o candidato fazendo referência à convenção do PL que oficializou Bolsonaro como nome à reeleição.
Leia também: Ciro Gomes é lançado oficialmente como candidato à presidência da República