Você sabia que os inscritos no Cadastro Único têm direito a um kit de antena digital? Se não está por dentro dessa iniciativa, ou se quer entender quais são os requisitos, este artigo foi elaborado especialmente para você!
Afinal, por aqui você vai ficar por dentro de como acontece a distribuição e vai saber também como realizar o agendamento, desde que você atenda aos requisitos.
Kit antena do Cadastro Único
A mudança de geração da internet móvel impactará as transmissões via satélite para todo o país. Para evitar o fim de tais transmissões, o Governo Federal decidiu disponibilizar de forma gratuita o Kit Antena Digital para as famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico).
Assim, as famílias que fazem parte do CadÚnico e que utilizam antenas parabólicas convencionais (TVRO) nas capitais onde a tecnologia 5G já está ativada, podem agendar para receber o kit antena com sinal digital.
Isso porque os equipamentos de recepção do sinal são mais modernos, com melhor qualidade de som e imagem, e têm por objetivo garantir que não haja interferência nos canais abertos de TV via satélite com a chegada da tecnologia.
Quais são os requisitos?
De acordo com o Siga Antenado, entidade criada pelas operadoras de telefonia, que é responsável pela distribuição, os critérios para receber o kit antena do Cadastro Único são:
- Fazer parte de algum programa social do Governo Federal (isto é, ter inscrição no Cadastro Único);
- Possuir uma antena parabólica tradicional, como a da imagem; e
- A antena parabólica deve estar devidamente instalada e conectada à TV para assistir à programação.
Vale destacar que nesse primeiro momento, a mudança acontecerá apenas nas capitais brasileiras e municípios com mais de 500 mil habitantes, e os beneficiários poderão realizar o seu agendamento escolhendo o dia e horário da sua conveniência para a instalação do kit.
Como ter certeza que tenho direito ao kit do Cadastro Único?
As famílias que estiverem dentro dos critérios devem entrar em contato com a central de atendimento da Siga Antenado para envio dos dados, pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br.
A saber, a consulta se dará por meio do seu CPF ou Número de Identificação Social (NIS).
Além disso, é preciso esclarecer que quem utiliza antenas digitais externa, tipo espinha de peixe, ou interna para assistir sua programação, já tem acesso à TV Digital e não precisará fazer o agendamento. O mesmo ocorre para que possui TV por assinatura.
Ainda mais, cabe reforçar que a instalação dos equipamentos é gratuita para a população que está inserida no Cadastro Único.
Confira também: CAIXA vai emitir 7 milhões de CARTÕES DO BOLSA FAMÍLIA; veja quem vai receber
Quando será o desligamento?
Para quem não está familiarizado, a ativação do 5G começou em diversas capitais brasileiras, e com a nova tecnologia alguns cidadãos podem sofrer interferências no sinal da TV.
Desse modo, para garantir o correto funcionamento, todos os canais da Banda C (parabólica) serão transferidos para a Banda Ku.
A saber, o processo de desligamento só termina em 31 de dezembro de 2025, mas o governo já começou a adotar medidas para evitar prejuízos à população.
Então, uma delas é a distribuição do Kit Antena para as famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único.
Com informações do Ministério das Comunicações e do Siga Antenado
Veja ainda: CAIXA TEM: Resolva de uma vez o seu problema com a senha! Saiba como