A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi adiada, informou nesta sexta-feira (24) o Ministério das Comunicações. De acordo com a pasta, o chefe do Executivo foi diagnosticado com uma pneumonia leve e, com isso, a viagem, prevista para sábado (25), foi remarcada para o domingo (26).
Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, confirma presença na comitiva de Lula à China
De acordo com Paulo Pimenta, ministro das Comunicações, Lula está no Alvorada após ter realizado exames no hospital Sírio Libanês na noite de quinta-feira (23). “O presidente está com pneumonia leve e irá, por conta disso, adiar para domingo o início da sua viagem para a China”, afirmou o chefe da pasta.
Nesta sexta-feira, estava marcada para acontecer uma reunião entre Lula, ministros e autoridades políticas com o tema Medidas Provisórias (MPs), mas o encontro, que tentaria acabar com o embate entre Senado Federal e Câmara dos Deputados, acabou sendo adiado por conta da pneumonia diagnosticada em Lula.
Lula deve assinar cerca de 20 acordos na China
Conforme publicou o Brasil123, na China, há a expectativa de que Lula assine cerca de 20 acordos. Esse viagem de Lula, que agora foi adiada para o próximo domingo, deve marcar um encontro de Lula com autoridades locais, incluindo o presidente chinês Xi Jinping. No dia seguinte, a comitiva brasileira que acompanhará Lula irá participar de um seminário empresarial.
De acordo com o Itamaraty, os acordos previstos para serem assinados na China abrangem áreas diversas como: saúde, agricultura, educação, finanças, indústria, ciência e tecnologia. Dentre esses acordos, consta o referente ao Cbers-6, que será o primeiro satélite sino-brasileiro para monitoramento da superfície da Terra, com foco em florestas.
Essa será a primeira viagem oficial de Lula à China desde que ele tomou posse pela terceira vez como presidente. Isso, em janeiro deste ano. Conforme apontou a jornalista do canal “Globo News” Julia Duailibi, assessores de Lula e do presidente da China, Xi Jinping, ainda estão arquitetando como será o encontro entre os dois líderes.
Após a passagem pela China, Lula deve desembarcar nos Emirados Árabes, uma parada comum para os presidentes que vão até a Ásia por conta da disposição geográfica. Em 2019, por exemplo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve no Japão e na China. Dias depois, ele foi para a Arábia Saudita e ainda passou pelos Emirados Árabes Unidos.
Leia também: ‘Não tem decência?’, questiona Sergio Moro a Lula após presidente rir de ameaça de morte