Fidelidade, obediência e inteligência. Essas são algumas das características que tornam o poodle uma excelente companhia.
Origem
Uma das raças mais antigas e conhecidas do mundo, tem sua história um pouco incerta. Sua origem oficial é na França, mas pesquisadores afirmam que a raça surgiu primeiro na Alemanha. Um indício é o nome, poodle vem de pfütze, uma palavra alemã que significa “poça”, exaltando uma das principais características da raça que é nadar.
Poodles são de origem europeia e eram usados para caça de pequenas aves. Por essa característica são cães com bastante disposição, amam brincar, mas não estranhe se seu pet dormir o dia inteiro. Apesar de serem bastante dispostos para brincadeiras, normalmente não curtem atividades de muita intensidade física.
Características
Podem ter quatro portes: Anão, Toy, Médio e Grande. E seu padrão de cor varia entre branco, preto, marrom e amarelo. Sua pelagem está na categoria fluffy de padrão cheio, necessita de tosa frequente além de cuidados com os olhos pois tendem a ter lágrima ácida (aquela manchinha mais escura próxima aos olhos).
Comportamento do poodle
Nesse sentido, são cães de temperamento dócil em sua grande maioria, aceitam muito bem relação com crianças e outro pets. Apesar de sua origem caçadora, poodles são considerados cães de companhia, ou seja, criam um forte vínculo com o tutor e gostam de contato e atenção.
Latem apenas em situações de alerta ou se estiverem muito empolgados com a brincadeira, fazendo pouco barulho. Também são bem inteligentes e tendem a ser bem disciplinados, aceitam adestramento sem maiores dificuldades.
Essa raça é ideal para contato com idosos e crianças, ou para você que não tem tanto tempo para atividades que exigiam maior desgaste físico do cão. Por fim, se você gosta desta raça e o perfil deste animal se encaixa no seu estilo de vida, busque um canil responsável ou adote.
Veja aqui cinco raças de cachorro fáceis de se treinar!