Entenda aqui a pontuação da CNH, multas e muito mais!
A Legislação de trânsito é fundamental para o bom funcionamento das estradas no dia a dia.
Ao contrário do que alguns pensam, o cotidiano do trânsito na cidade, abrange toda a população e não apenas os motoristas. Afinal de contas, nele, estão envolvidos também ciclistas, pedestres, passageiros, e veículos públicos ou privados.
Por isso, é fundamental ter cautela e prudência no trânsito. Pois qualquer erro, falta de atenção ou imprudência, pode provocar um acidente fatal, levando a danos físicos, materiais e até à morte.
Pontuação da CNH e regras de trânsito
Pensando nisso, foi necessário estabelecer uma regulamentação para o trânsito, no sentido de educar as pessoas para prezarem pela própria segurança, assim como a segurança das outras pessoas também.
Por isso, criou-se o Código de Trânsito Brasileiro, que regulamenta o trânsito, estabelecendo regras e proibições na atuação no trânsito.
Além de educativo, esse código também tem caráter punitivo pois, desobedecer às leis de boa convivência no trânsito, pode gerar transtornos irrecuperáveis, como a perda de vidas, por exemplo.
Além da punição material, também existe outro tipo de punição para quem desobedecer à legislação de trânsito vigente. Então, não basta apenas pagar a multa, para se livrar de punições de trânsito.
Afinal de contas, as multas não são a única forma de punir pessoas que transgridam a legislação.
Também existe um sistema de pontuação, que adiciona pontos da carteira de habilitação. O acúmulo desses pontos pode levar à punições mais severas do que as multas, pois podem levar à suspensão e até ao cancelamento da CNH.
Assim, o motorista terá que passar por cursos de reciclagem, ou até mesmo perder seu direito de dirigir.
Portanto, é de suma importância que todos os motoristas, novatos ou veteranos, entendem bem como funciona o sistema de pontuação da CNH.
Assim, é possível observar como está sua conduta como motorista, e você terá mais cautela para evitar problemas no futuro.
Afinal de contas, manter uma boa postura como condutor, ajuda não só a evitar acidentes, mas também contribui para o bom andamento no trânsito, mantendo a própria segurança e das pessoas que o cercam.
Para entender como funciona esse sistema de pontuação da CNH, continue com a gente até o final.
Quantos pontos é possível acumular na CNH?
Uma informação muito importante é a quantidade de pontos que podemos acumular na CNH, antes de termos alguma sanção mais grave.
Hoje em dia, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) já flexibilizou mais o limite de pontos que um condutor pode atingir em sua carteira de habilitação.
Pois existem infrações que são menos graves, e podem acabar ocorrendo com mais frequência, levando a um acúmulo de pontos.
Por isso, atualmente, o CTB permite o acúmulo de até 40 pontos na CNH. Depois disso, o condutor pode perder seu direito de dirigir temporariamente, ou até mesmo ter a sua CNH cassada.
Mas esse limite não é fixo. Isso significa que ele pode variar conforme a gravidade da infração cometida.
Dessa forma, se pelo menos duas das infrações que o condutor cometer forem gravíssimas, o limite de pontos que ele pode atingir na CNH são de apenas 20 pontos.
Contudo, se o condutor tiver somente 1 infração gravíssima, o limite de pontos passa a ser de 30 pontos.
Os 40 pontos só são tolerados quando o condutor não teve nenhuma infração gravíssima. No próximo tópico, vamos citar os graus de classificação das infrações.
Pontação da CNH: quantos pontos cada infração acumula?
Uma dúvida bastante comum, é sobre quantos pontos cada infração acumula na CNH.
Contudo, não há uma única resposta para essa questão. Para entender melhor, é preciso, primeiramente, saber que existem classificações das infrações de trânsito quando se trata do seu nível de gravidade.
Essa classificação é composta por 4 níveis. São eles: infração leve, infração média, infração grave e infração gravíssima.
Evidentemente, as infrações mais leves levam a punições mais brandas. Mas a punição vai se intensificando à medida em que a infração vai se tornando mais grave.
Isso se reflete tanto no valor de cobrança das multas, quanto na quantidade de pontos acumulados na CNH.
No que se refere às multas, elas variam de R$ 88,38 até R$ 293,27, conforme a gravidade da infração.
Quanto à pontuação, a infração leve soma 3 pontos à CNH, a infração média soma 4 pontos à CNH, a infração grave acumula 5 pontos à CNH, e a infração gravíssima acumula 7 pontos à CNH.