Vereadores da Câmara Municipal de São Paulo estão pedindo uma investigação de empresas de aplicativo de carona na cidade. Esse novo modelo de transporte permite que um mesmo motorista leve várias pessoas diferente em uma mesma viagem.
Esse grupo de vereadores quer abrir uma CPI, e para isso eles precisam de 28 assinaturas de parlamentares. Até a publicação desta matéria, eles conseguiram 21 assinaturas. Eles precisam de mais sete assinaturas.
O que esses políticos querem é saber se há algum tipo de sonegação de imposto ou evasão fiscal por parte dessas empresas. Dependendo do resultado da investigação, a empresa pode sofrer punições e isso pode cair na cabeça dos motoristas desses aplicativos.
Aliás, um dos maiores entusiastas dessa investigação é o vereador Adilson Amadeu (DEM). Ele tem portanto uma forte ligação com os taxistas da cidade. E são portanto os taxistas que estão fazendo mais pressão por essas investigações.
Mas até vereadores com ligação com empresas de aplicativos como Uber e até mesmo empresas de ônibus também querem a investigação. É que esses aplicativos de carona estão tomando o espaço dessas outras empresas.
Motoristas
Esses vereadores dizem ainda que é preciso investigar as denúncias de supostos assaltos que aconteceriam nesses carros. Seja como for, eles ainda precisam de mais assinaturas para conseguir colocar o processo para frente.
Nenhuma empresa de aplicativo de carona falou sobre essa tentativa de investigação. Mas nas redes sociais, uma parte da população defendeu o serviço. Eles afirmam que é uma maneira válida de se chegar em um ponto da viagem. Por isso eles defendem.
Essa é uma discussão antiga. E move portanto muitas opiniões. Há quem diga que o estado precisa regular mais esses serviços. Há quem diga que não. É uma questão de vários lados. São vários pontos de vista. E você? O que acha disso?