Um político da Flórida está provocando uma enxurrada de discussões pela internet após fazer um comentário de que a proficiência em tiro de precisão deve ser uma habilidade necessária para estudantes do ensino médio.
Aulas de tiro: Confira o caso
O deputado estadual republicano Anthony Sabatini tuitou na última quinta-feira (31): “A aula de tiro deveria ser uma aula obrigatória em todas as escolas públicas de ensino médio da Flórida”. Na internet, o tweet foi aplaudido por alguns e condenado por outros. “Que tal se você implementar leis de armas mais rígidas e as crianças não precisam ser treinadas para se defender!” comentou um usuário.
Em contrapartida, outro usuário comentou: “Todas as escolas de ensino médio em todos os lugares! Isso incentiva a posse responsável de armas de fogo”. Importante destacar que, de acordo com um estudo feito através do jornal americano The Washington Post, o número de tiroteios em escolas nos EUA foi o maior em 22 anos, correspondente ao ano de 2021.
Apesar disso, a ideia de treinamento de pontaria nas escolas não vem de hoje.
Propostas anteriores sobre aulas de tiro
Em 2016, a ABC11 informou que a Smithfield Selma High School, na Carolina do Norte, abriu um campo de tiro no campus para estudantes, usado como parte de um programa de tiro civil.
De acordo com as informações disponibilizadas, o programa de tiro civil visava promover a “segurança de armas de fogo e treinamento de pontaria para os cidadãos, com ênfase na juventude”. Como resultado, a escola informou que os alunos poderiam usar rifles de ar para atirar, não balas, em um pequeno campo de tiro interno de quatro pistas.
Anthony Sabatini é a favor do livre porte de armas
Atualmente, os proprietários de armas de fogo na Flórida são obrigados a portar uma licença para o porte legal de armas de fogo. O que alguns legisladores estaduais querem, incluindo Sabatini, é renunciar à licença, um movimento que eles acreditam que fortalecerá o direito da Segunda Emenda de portar armas à Constituição dos EUA.
“Se alguém quiser portar uma arma de fogo para sua própria defesa, não deveria ter que pedir permissão ao governo e pagar dinheiro para o exercício de seu direito fundamental dado por Deus”, disse o deputado estadual Anthony Sabatini.
Em suma, Sabatini serve o 32º distrito, que abrange a área de Lake County, na Flórida Central. Ele também está concorrendo ao Congresso contra a deputada democrata Stephanie Murphy.
Posse de armas no Brasil
Desde o início de sua campanha à presidência, o presidente Jair Bolsonaro pregou o uso de armas pela população. Em janeiro de 2019, Bolsonaro assinou um decreto que flexibilizou a posse de armas no Brasil.
Desde então o presidente vem atribuindo a redução do número de mortes violentas no País à sua política armamentista. “Armas de fogo salvam vidas e evitam que autoridades de plantão passem a sua força ditatorial contra um povo desarmado”, disse o presidente.
No entanto, o diretor-presidente do Fórum de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, afirmou que outros fatores estão ligados a essa queda, como, por exemplo, a profissionalização do mercado de drogas brasileiro, o maior controle e influência dos governos sobre os criminosos e políticas públicas de segurança focalizadas.