Adolf Hitler está eleito. Calma. Isso aqui não é uma matéria de 1933. Estamos em 2020 e podemos dizer que Hitler está no poder. Mas não é aquele Adolf Hitler que provocou a Segunda Guerra Mundial. É outro bem diferente.
Adolf Hitler Uunona venceu as eleições para administrador distrital de Ompundja, na Namíbia. Trata-se portanto de um país do sudeste africano. Vale lembrar que a Namíbia foi colônia da Alemanha até meados de 1884. Dessa forma, há uma influência entre os países.
Mas o fato é que o caso ganhou repercussão mundial. Em entrevista para o jornal alemão Bild, Hitler disse que o seu pai foi o responsável por dar esse nome para ele. Seja como for, ele relativizou afirmando que o seu pai não sabia muito bem o que estava fazendo.
Dessa forma, o nome não se trata de uma homenagem ao genocida, mas apenas uma coincidência já que na Namíbia muita gente tem nomes alemães. Hitler, no entanto, era austríaco. Seja como for, Uunona disse que não tem nada a ver com essa história.
“Quando era criança eu nem sabia quem era esse homem. Só entendi depois na adolescência, mas eu não tenho nada a ver com ele”, disse Hitler. Uunona é membro do partido Swapo, que luta contra o racismo e qualquer forma de discriminação racial. Ele ganhou a eleição com 85% dos votos. Na prática, um administrador distrital é uma espécie de prefeito.
Adolf Hitler
Historiadores costumam considerar Hitler (o nazista) como o maior nome do século XX. Mas não por uma questão positiva. Ele mandou matar milhões de judeus antes e durante a Segunda Guerra Mundial não só na Alemanha, mas em toda a Europa.
Na sua carreira política, ele fundou o movimento nazista. Esse movimento encontra respaldo até hoje em alguns grupos da sociedade. Existem grupos neonazistas que aparentemente são muito mais perigosos do que o Hitler da Namíbia.