Como todos sabemos, o futebol está profundamente enraizado na cultura e na vida das pessoas. Em outras palavras, não é apenas um esporte, afetando a política, a economia e a sociedade. Desta forma, a importância do futebol não pode ser subestimada, pois é o combustível de união e mudança que pode despertar as pessoas e a sociedade para apoiar ou se opor a um determinado candidato.
Sendo assim, com a eleição presidencial tão polarizada, saiba quais jogadores estão apoiando o atual presidente, Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula para o segundo turno das eleições, marcado para o dia 30 de outubro.
Neymar com Bolsonaro
Neymar, titular pelo Paris Saint-Germain e estrela da seleção brasileira, confirmou seu voto em Bolsonaro quando postou um vídeo no TikTok com uma música eletrônica em apoio ao presidente três dias antes do primeiro turno das eleições.
Muitos alegaram que a preferência política do jogador possui motivação por conta do alívio da dívida fiscal por Bolsonaro. Inicialmente, o valor emitido pela Receita Federal era de R$ 188,8 milhões. Conduto, o jogador questionou o valor, e então, em 2017, foi decidido que a dívida pública seria perdoada em 95% do total, com multa em torno de R$ 8 milhões.
Lucas Moura com Bolsonaro
Lucas Moura, meio-campista do Tottenham, apoia a reeleição de Bolsonaro. Além disso, o jogador afirmou votar em Bolsonaro em 2018, apoiado pela ideologia conservadora de direita e a defesa dos princípios cristãos e da família, que ambos compartilham.
Romário com Bolsonaro
Do Vasco da Gama para o mundo, Romário se consolidou como um dos maiores atacantes da história do futebol. Em 2010, o “baixinho” se tornou eleito deputado federal no estado do Rio de Janeiro para um mandato de 2011 a 2014, e em 2014, senador do mesmo estado, com mandato de 2015 a 2022.
Além disso, durante sua trajetória política, Romário sempre se mostrou alinhado a Jair Bolsonaro em relação ao conservadorismo do presidente e atualmente possui fidelidade partidária através do PL. No entanto, o senador reeleito com mais de 2 milhões de votos afirmou ter defendido Bolsonaro, mas disse que não era um “bolsominion”, votando no Senado contra alguns dos textos a favor do governo.
Paulinho com Lula
Paulinho, que atua como atacante do clube de futebol alemão, Bayer Leverkusen, declara abertamente em suas redes sociais sua preferência política a candidatura do ex-presidente Lula. Além disso, em seu Twitter o jogador realizou declarações contra jogadores que apoiam Bolsonaro:
“Me revolto quando vejo jogador e ex-jogador de direita. Nós viemos de baixo, fomos criados com a massa. Como vamos ficar do lado de lá?”
Raí com Lula
Ídolo do São Paulo e tetracampeão mundial, o ex-jogador de futebol Raí demonstra seu apoio publicamente ao ex-presidente Lula. Desse modo, durante a premiação da Bola de Ouro realizada em Paris na última segunda-feira (17), Raí deu a Lula um grito silencioso na cerimônia, mencionando as eleições brasileiras antes de fazer um sinal de “L” com a mão direita.
Juninho Pernambucano com Lula
Ex-jogador da seleção brasileira e mestre nas cobranças de falta, Juninho Pernambucano se tornou apoiador declarado do ex-presidente Lula, aparecendo na propaganda política eleitoral do candidato e afirmando a inocência de Lula nas investigações da Operação Lava Jato.