Não é de hoje que a politica influencia nos investimentos. Um bom governo que dê atenção ao mercado e faça boas manobras na economia geralmente é bem quisto pelos investidores. Aqueles que fazem muitos erros ou não conseguem se comunicar bem, às vezes podem gerar medo. Nesse artigo vamos falar um pouco sobre politica e investimentos.
Eleição na câmara e seus investimentos
Excluindo todo o contexto de pandemia e orientação politica, alinhamentos e afins, o governo brasileiro tem cumprido com várias expectativas impostas pelo mercado.
O governo conseguiu aprovar uma reforma da previdência que vai ajudar a economizar bastante dinheiro. Além disso, o teto de gastos está sendo mantido.
Em 2020, devido à pandemia da COVID-19, o governo junto ao congresso nacional foi obrigado a colocar em prática o orçamento de guerra.
Assim o teto pode ser “burlado”. Fora isso, dentro das expectativas econômicas as coisas foram acontecendo.
É logico que devido a pandemia assuntos importantes como a reforma tributaria e até as privatizações não foram para frente.
Mas além da pandemia, houve mais motivos que geraram essa demora e não realização de tais reformas e privatizações.
O congresso nacional e o governo federal não estavam se entendo. Os atritos gerados por ambos os lados estavam dificultando as coisas.
É claro que os motivos para isso acontecer eram dos mais diferentes. Mas de certa forma, o aspecto econômico ainda unia o congresso e o executivo.
Se em 2019 quando as coisas estavam dando certo o mercado subiu e os investimentos renderam bastante (principalmente a bolsa), em 2020 tudo desmoronou e agora a bolsa anda de lado. Sem falar no dólar. De 2019 até o presente momento, a moeda americana se valorizou em mais de 47%.
Alinhamento entre as casas
Havendo a eleição daqueles que possuem mais afinidade com o presidente, as coisas podem ficar mais interessantes sobre o aspecto econômico. Ou seja, pode favorecer os investimentos no Brasil.
Talvez as reformas possam passar com mais facilidade e inclusive as privatizações. Com relação a demais assuntos, aí é difícil conseguir determinar o que pode acontecer.
Da eleição do presidente até o presente momento, algumas coisas já mudaram. A única coisa que aparenta não ter mudado, é a economia.