Um vídeo gravado na madrugada desta quinta-feira (01) mostra o momento em que dois agentes da Polícia Militar (PM) agrediram um homem durante uma abordagem em Guariba, no interior de São Paulo. Nas imagens, é possível ver que um dos agentes utilizou um pedaço de madeira para bater na vítima.
As imagens, que foram gravadas por uma testemunha, mostram um dos PMs segurando o homem enquanto o outro colega policial bate ao menos nove vezes na vítima, atingindo-o nas pernas.
No momento em que o homem era agredido, um terceiro PM pega uma bicicleta e a arremessa em uma fogueira que havia no local. O vídeo foi disponibilizado pela própria PM, que divulgou uma nota afirmando que está apurando o caso e que a vítima foi localizada e está colaborando com a investigação.
Além disso, a corporação revelou que foi instaurado um Inquérito Policial Militar (IPM) e que, por conta da conduta dos policiais, pedirá a prisão preventiva dos agentes ao Tribunal de Justiça Militar (TJM).
Por fim, a corporação afirma que repudia os atos e tem sido implacável com todos os desvios de conduta. “A Polícia Militar reafirma o seu compromisso de proteger as pessoas, combater o crime e respeitar as leis, sendo implacável contra pontuais desvios de conduta”, afirmou.
Outro caso envolvendo agentes da PM
Outro caso que ganhou repercussão no estado de São Paulo aconteceu no final de maio, em Caieiras. Por lá, assim como publicou o Brasil123, um policial militar agrediu um jovem negro em uma ação que também foi gravada.
Antes de dar um soco na boca do rapaz, um dos policiais o chama de “lixo” e “negão”. “Vai tomar no seu… Abaixa a bola aí, negão. Aqui comigo você não é p… nenhuma”, disse o agente.
Leia também: Homem ateia fogo em morador de rua no Centro de SP