27 toneladas de carne. Essa foi a quantidade que uma carga que foi roubada carregava. De acordo com a Polícia Civil, o alimento foi localizado em Guarujá, no litoral de São Paulo, nessa quarta-feira (07), após ter sido supostamente levado de Cubatão, no mesmo estado. Segundo a entidade, o condutor do veículo foi preso em flagrante, pois admitiu envolvimento no crime.
Conforme registrado no boletim de ocorrência, agentes da Polícia Civil tiveram conhecimento sobre a ocorrência na manhã de quarta (07). Na ocasião, eles foram informados sobre o desaparecimento do motorista do caminhão e da carga, avaliada em mais de R$ 690 mil.
Passadas algumas horas, a corporação recebeu a informação de que um contêiner com as mesmas características havia sido avistado em um pátio na cidade de Guarujá. Os policiais foram até o local e localizaram o veículo e as caixas de carne armazenadas no mesmo.
Ao chegar no local, os agentes constataram que no lugar funciona uma oficina e um pátio de estacionamento de caminhões e carretas. Em dado momento, os policiais encontraram um homem que afirmou ser caminhoneiro e estar esperando a chegada do mecânico para combinar o conserto de seu caminhão – tal fato era mentira, descobriram os agentes posteriormente.
Em outro momento, os policiais notaram que não conseguiram utilizar seus aparelhos celulares no local. Nesse sentido, eles constataram a existência de dois bloqueadores de sinais eletrônicos, conectados à rede elétrica do estabelecimento, que impediam a comunicação de rastreadores e celulares.
Além disso, a polícia também encontrou o contêiner que levava a carne. Ele estava sem o lacre original, que foi encontrado no local e apreendido.
Motorista envolvido no caso
Após encontrar a carga, a Polícia Civil entrou em contato com a empresa responsável pelo transporte da carne. A companhia relatou que o motorista havia feito um boletim de ocorrência em Cubatão. Às autoridades, o condutor afirmou que o caminhão havia relatado no boletim que foi roubado.
Todavia, os agentes suspeitaram da versão e o confrontaram. Depois de um tempo, ele acabou confessando ter sido aliciado por três pessoas para entregar a carreta com a carga em Guarujá e abandonar o caminhão para, a partir de então, elaborar um boletim de ocorrência, simulando o crime de roubo.
Pelo trabalho, o motorista afirmou que receberia R$ 50 mil para executar o crime. Por conta disso, ele acabou sendo preso e responderá por comunicação falsa de crime ou contravenção e localização/apreensão e entrega de veículo na 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG). O rapaz que havia sido encontrado no estacionamento foi liberado, pois a polícia não identificou nada relacionado ao ocorrido em seu celular.
Leia também: PF apreende uma tonelada de cocaína no Paraná