No Brasil, existem lugares em que o preço da gasolina tem atingido a marca de R$ 7 reais o litro. Pensando em como lucrar nesta alta, uma dupla de Guajará-Mirim, em Rondônia, resolveu ir até a Bolívia, país que fica próximo da cidade, e comprar gasolina, a fim de revendê-la, bem mais barata, aos motoristas da região.
Segundo a Polícia Federal (PF), responsável por acabar com os planos da dupla, após prendê-los, nesta sexta-feira (27), na cidade de Guajará-Mirim enquanto eles revendiam o combustível, o litro da gasolina, na mão dos suspeitos, estava saindo por incríveis R$ 3,80.
Ainda de acordo com a PF, os dois foram presos pelo crime de contrabando, que foi descoberto depois que a corporação passou a investigar uma outra ocorrência do mesmo tipo na cidade, também ocorrida neste mês de agosto.
No local onde os dois suspeitos escondiam a gasolina, agentes da PF encontraram 400 litros do combustível. “Os policiais chegaram a flagrar uma movimentação de motoristas que se dirigiam ao imóvel para abastecer seus veículos em Guajará-Mirim”, disse em nota a entidade.
Ao serem capturados, os dois confessaram o crime e foram levados ao presídio de Guajará-Mirim, onde permanece à disposição da Justiça. A entidade não revelou qual foi o destino da gasolina apreendida durante a ação.
Contrabando de gasolina
Em menos de dez dias, este foi o segundo caso em que agentes da Polícia Federam prenderam pessoas acusadas de praticar o crime de contrabando de gasolina. A outra ocorrência aconteceu no último dia 18 de agosto.
Na ocasião, um jovem, de 21 anos, acabou sendo preso em flagrante tentando atravessar a fronteira da Bolívia com o Brasil com 600 litros de gasolina. Normalmente, essa travessia com o combustível ilegal é feita por um rio, que leva a até um porto clandestino na cidade de Guajará-Mirim, que é onde as cargas são desembarcadas.
Leia também: Auxílio Emergencial: Mais de 100 operações de combate a fraudes já foram realizadas pela Polícia Federal