O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) revelou nesta terça-feira (31) que agentes da corporação encontraram 93 explosivos deixados pela quadrilha que atacou bancos em Araçatuba, no interior de São Paulo, na madrugada de segunda-feira (30).
De acordo com o Gate, os explosivos foram localizados em ruas, nas agências visadas, e em carros que foram abandonados pelo grupo. Além disso, os agentes também localizaram esses artefatos em um caminhão que havia sido deixado próximo a um banco de Araçatuba.
Em nota, o Gate detalhou quantos explosivos foram encontrados em cada local. Confira:
- 32 nas ruas
- 29 no caminhão abandonado
- 13 deixados no Banco do Brasil
- 19 achados em carros abandonados em Bilac
- 70 cartuchos de emulsão no caminhão
Ainda conforme a entidade, equipes do Gate realizam, nesta terça (31), a destruição de 100 quilos de explosivos coletados após o ataque em um aterro sanitário do bairro Água Branca.
Terrorismo em Araçatuba
Como relatado, foram muitos explosivos, 32 somente nas ruas. Por conta disso, a Polícia Federal (PF), que como publicou o Brasil123, assumiu as investigações sobre o caso, pode investigar o caso como crime de terrorismo.
Nesta terça (31), os profissionais do Gate fizeram mais uma varredura em Araçatuba, a fim de que seja averiguado se ainda existem explosivos deixados pelo grupo.
Por conta da incerteza, o comércio na região ficou fechado, as aulas foram suspensas e o transporte público precisou ter sua rota alterada, com o objetivo de evitar que os veículos passem pelas áreas onde os criminosos possam ter deixado explosivos.
Criminosos presos
Até o momento, a polícia conseguiu prender três pessoas suspeitas de terem participado do crime. No momento do crime, um casal foi capturado acusado de estar envolvido no ataque. Já a outra prisão aconteceu em Campinas, em São Paulo, a 450 quilômetros de distância do local onde aconteceu o mega-assalto.
Leia também: Ciclista que perdeu os pés em Araçatuba achou que artefato era um celular