A poetisa dos Estados Unidos, Louis Gluck é a grande vencedora do Prêmio Nobel de Literatura de 2020. A Academia Sueca fez o anúncio na manhã desta quinta-feira (8). Ela é a 16ª mulher que leva o prêmio nessa categoria.
Gluck é uma poetisa que já escreveu 12 coletâneas de poemas. Além disso, ela também escreveu alguns volumes de ensaios sobre o fazer poético. Seja como for, é na poesia que ela se destacou na carreira.
Atualmente, ela tem 77 anos de idade. Vale lembrar ainda que ela é professora da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Ganhar prêmios não é bem uma novidade para ela. Isso porque ela já ganhou um Pulitzer e um National Book Award.
Mas não adianta ir procurar seus livros em uma livraria. Pelo menos não se você não consegue ler em inglês fluente. É que não há qualquer tipo de tradução de seus livros para o nosso idioma. A expectativa é que o Nobel faça isso mudar já nos próximos meses.
Gluck é a quarta mulher a ganhar o Prêmio Nobel este ano. A Academia já entregou um prêmio Nobel de física, além de dois de química para mulheres este ano. Ou seja, até aqui as mulheres estão passando por muita representação no prêmio.
Nobel de literatura
Louis não era uma das favoritas para esse prêmio. Ela sequer aparecia nas casas de aposta. Ou seja, o resultado acabou sendo uma surpresa. Os Estados Unidos não tinham uma vencedora nessa categoria desde 1993.
Ainda nesta semana, a Academia vai entregar o Nobel da Paz. Trata-se portanto de um dos prêmios mais aguardados deste ano. Seja como for, na próxima segunda-feira (12), ainda será a vez do Prêmio Nobel de economia.