Primeiramente, é preciso deixar claro que a pessoa jurídica e a pessoa física não são a mesma coisa. Entretanto, há sempre uma pessoa com CPF por trás de uma empresa com um CNPJ. E isso dúvidas a respeito de quando começa e termina a responsabilidade de uma e de outra. Fato é que, quando solicitar empréstimo no CNPJ se este conta com alguma irregularidade, não é possível.
Dessa forma, empresas com restrições no CNPJ estão impedidas de realizarem algumas solicitações. Entretanto, isso não necessariamente implica em ter o CPF sujo, ou vice-versa. A pessoa física não se confunde, portanto, com a pessoa jurídica e justamente por isso, a vida financeira da empresa não se relaciona com a da pessoa por trás dela.
Por exemplo, quando uma empresa deve ao seu fornecedor, ela é quem deve, com o seu CNPJ (ainda que algumas vezes, seja possível que o empresário seja responsabilizado). Mas quando se trata do empréstimo no CNPJ para pessoas com CPF sujo, pode ou não pode? É o que você saberá agora, ao prosseguir com a leitura deste artigo.
Afinal, o CPF sujo interfere no CNPJ?
A resposta é sim! Ainda que a pessoa jurídica e física sejam diferentes, os bancos fazem avaliação das pessoas que estão por trás do CNPJ. Portanto, quando há complicações referentes ao CPF, fazendo com que ele conste como sujo, então isso será um problema para conseguir empréstimo no CNPJ. Mas, o fato de ser um problema, não faz com que seja uma missão impossível, e sim mais difícil.
Isso acontece porque, de fato, existem bancos que realizam empréstimos, mesmo para pessoas com CPF negativado. Portanto, é possível pesquisar esses bancos, avaliar as propostas e definir se isso é o que atende à sua empresa no momento do empréstimo no CNPJ. É muito importante ficar de olho nas taxas e também nas condições de pagamento, antes de fechar qualquer negócio.
Como funciona o empréstimo no caso do MEI?
O MEI foi uma categoria criada pelo governo em 2008 para regularizar o trabalho de trabalhadores autônomos, visando resguardar a eles diversos direitos e, também, a formalização e legalização perante o governo. Eles são, portanto, prestadores de serviço, que utilizam o CNPJ para atuar como pessoas jurídicas, podendo, por exemplo, fazer emissão de nota fiscal, dentre outros benefícios. Da mesma forma que para as outras empresas, o MEI com CPF sujo terá dificuldades de realizar empréstimo no CNPJ. Entretanto, não é impossível, uma vez que diversos bancos realizam o empréstimo para pessoas com o nome negativado, como informado acima.
Quais são as chances de conseguir o empréstimo?
As chances de conseguir empréstimo no CNPJ, com o CPF negativado, não são altas, ainda que sejam existentes. Isso acontece porque, sempre que há alguém buscando empréstimo e com regularidade no CPF e no CNPJ, essa pessoa passa à frente de quem tem alguma pendência em um dos dois. Por isso, é ideal que, ao buscar um empréstimo, se possível, se faça a regularização do CPF primeiro, restabelecendo as finanças. Quando isso não for possível, existem bancos e financeiras que realizam o empréstimo.