Nas eleições deste domingo (30), o eleitor tem escolhas importantes a fazer. Isso porque vai votar para presidente da República, e alguns estados têm ainda segundo turno para governador.
Dessa forma, são no máximo dois números a serem decorados para digitar na urna eletrônica, mas se você ainda assim tem receio de se confundir na hora, saiba que pode levar anotado os números dos candidatos que você escolheu, a chamada “cola eleitoral”.
Mas atenção! Não adianta anotar as informações no seu celular. Siga a leitura para entender o motivo.
Posso levar minha cola eleitoral para votar?
Sim, pode e deve! Afinal, nada mais efetivo do que levar anotado com você os números dos candidatos que escolheu.
Ainda mais, neste ano, o uso da cola pode ser ainda mais importante, já que a legislação proibiu expressamente que o eleitor vá com o celular até a cabine de votação.
No entanto, a cola eleitoral pode ser levada para a urna sem qualquer problema.
Não posso entrar com o celular?
Pode sim! Até porque, o aplicativo e-Título, que substitui o título de eleitor impresso, pode e deve ser utilizado. O que não é permitido é levar o celular para a cabine de votação. Assim, o seu aparelho deve ficar com o mesário, ou em local indicado por ele.
Veja ainda: Auxílio Brasil de R$ 600 será PRIORIDADE do governo em 2023, garante Paulo Guedes
Como baixar o e-Título?
Antes de tudo, saiba que você tem somente este sábado (29) para providenciar ou atualizar o aplicativo. Então, apenas na segunda-feira (31) é que o acesso volta a ser normalizado.
Implementado em 2018, o e-Título pode ser baixado nos celulares para serem apresentados no momento da votação, caso esteja atualizado e com foto.
Ainda mais, ele pode ser utilizado também para consultas sobre local de votação, bem como para justificar ausência às urnas, emitir certidão de quitação eleitoral e nada consta criminal, entre outros serviços.
Dito isso, saiba que o download do e-Título é gratuito e pode ser feito em celulares e tablets, para os sistemas Android e iOS, via App Store e Google Play.
Com informações da Agência Senado
Leia também: VALE GÁS: Até quando o pagamento será de 100% do preço do gás de cozinha?