Programa do Governo retoma suas atividades e irá beneficiar diferentes brasileiros. Isso porque o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informou no final do mês de julho o retorno do Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais, com um investimento neste ano de mais de 550 milhões de reais. Sendo assim, sessenta mil famílias poderão ter acesso a este benefício.
Quer saber mais sobre o programa Cisternas? Então, continue conosco na leitura deste texto pois ele trará muitas informações.
Qual é o programa do Governo que irá beneficiar os brasileiros?
O programa do Governo brasileiro que as autoridades retomaram no mês de junho de 2023 foi o Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais ou então, simplesmente Programa Cisternas.
Este programa tem o objetivo de permitir o acesso à água para que as pessoas possam consumir ou produzir alimentos.
Leia: LUCRO DO FGTS: saiba quanto você vai receber e como sacar
Quais brasileiros o programa do Governo irá beneficiar?
O alvo são as famílias que moram na área rural, vivem em situação vulnerável e sofrem com a seca ou a falta de água. O programa terá como prioridade os povos e comunidades tradicionais e para poder participar é necessário possuir inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Retorno do programa do Governo
O governo mostrou, através de editais e acordos, que irá investir mais de 550 milhões de reais no programa Cisternas e, dessa forma, irá beneficiar sessenta mil famílias.
Também houve a assinatura de um aditivo ao acordo que dá a permissão para a parceria a fim de construir cisternas no Semiárido brasileiro. Esta parceria é entre o Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, o Banco do Brasil e o BNDES. Esta atitude irá também associar a criação de tecnologias ao auxílio aos familiares de produtores. Isso acontecerá através do Programa Fomento Rural que contará com um investimento de mais 46 milhões de reais.
Como é o processo de implementação das cisternas?
O processo de implementação possui três partes. Em primeiro lugar há a mobilização social. Nessa etapa escolhe-se quais comunidades e famílias receberão o auxílio. Em seguida há o processo de capacitação. Nesse processo há implementação das “tecnologias sociais”, pois esse programa visa o desenvolvimento das pessoas que terão acesso ao benefício. Desenvolvendo, então, capacitações específicas.
Por fim, há a etapa de implementação. Nesta última fase é que há a implementação das tecnologias. Normalmente escolhe-se os trabalhadores na própria comunidade a fim de gerar empregos e diminuir os custos.
Veja também: DESENROLA BRASIL: Como saber se minha DÍVIDA pode ser RENEGOCIADA pelo programa?
Como são as cisternas?
Há três tipos de cisternas que têm sua criação a partir do programa do Governo. Por exemplo, a cisterna familiar tem sua instalação próxima à moradias e armazena 16 mil litros de água. A cisterna escolar tem sua construção perto de escolas na área rural e armazena 52 mil litros de água. Por fim, a cisterna para produção que pode ter seu uso individual ou coletivo das famílias, também armazena 52 mil litros de água.
Você acha que este programa do Governo trará benefícios às famílias do Semiárido brasileiro? Compartilhe conosco sua opinião deixando um comentário abaixo!