A avaliação do PNE foi tema de seminário que aconteceu durante a tarde deste dia 11 (terça-feira) na Câmara dos Deputados. Sendo assim, o evento teve como objetivo discutir os nove anos do Plano.
Nesse sentido, o seminário pretende avaliar as ações realizadas nesse tempo de existência do Plano Nacional de Educação e discutir metas que o plano prevê, cujo cumprimento deve acontecer até o próximo ano. Ou seja, esse plano tem previsões de metas a serem cumpridas até o ano de 2024. Entre as metas está a valorização dos profissionais tanto da Educação Básica quanto do Ensino Superior.
De acordo com o parlamentar que propôs o seminário, o Brasil tem condições para colocar a educação do país como prioridade nas suas políticas públicas.
Para ficar por dentro de todos os temas que serão debatidos nesse seminário e ainda conhecer a opinião dos idealizadores do evento acerca do assunto. Continue a leitura do texto até o final!
Informações sobre o seminário que pretende discutir os nove anos do PNE
O seminário que aconteceu na Comissão de Educação dos Deputados durante a deste dia 11 (terça-feira) foi uma proposta do deputado Pedro Uczai do Partido Trabalhista de Santa Catarina.
Ao solicitar o debate, o parlamentar aponta que o plano nacional de educação possui metas que devem ter a efetivação até o ano de 2024.
Pedro Uczai ressalta ainda que o nosso país tem definições de recursos, políticas públicas e também a vontade política capazes de elevar a educação ao patamar de prioridade do Brasil.
Convidados para o seminário referente ao PNE
O seminário convidou para esse evento além de representantes do Ministério da Educação representantes de outros órgãos do governo vinculados a essa pasta. Desse modo, o seminário conta com a presença de debatedores de diversos segmentos e instituições ligadas à Educação. Entre esses debatedores estão:
- Para representar o PNE – o próprio deputado, idealizador do seminário, Pedro Uczai;
- Para representar o FNDE e o CNTE – o próprio Presidente da Confederação Heleno Araújo;
- Para representar o SASI/MEC – a diretora do órgão Selma Rocha e também Maurício Holanda Maia;
- Para representar o INEP – Gustavo Henrique Moraes presidente do instituto e Manuel Palácios pesquisador do Instituto;
- Para representar a Universidade Federal de Goiás – o Professor emérito Luiz Fernandes Dourado;
- para representar a CNE – a conselheira e presidente Amábile Aparecida Pacios;
- Para representar cmte – o presidente da confederação e coordenador do fórum de educação – Heleno Araújo;
Opinião de Pedro Uczai sobre as metas do Plano Nacional de Educação
Por fim, o deputado idealizador do seminário, Pedro Uczai, fez questão de ressaltar que o PNE tem metas que valorizam os profissionais do setor. Afinal, essa valorização abrange tanto profissionais que trabalham com a educação básica do país, quanto aqueles que atuam nos cursos de Ensino Superior.
Além disso, o parlamentar pontuou que as metas preveem ampliar escolas que ofereçam educação em tempo integral.
Pedro Uczai declarou também, que essas metas representam o coração do Plano Nacional de Educação e que elas têm a possibilidade de transformar as políticas públicas em política de Estado.
Ademais, as metas têm potencial para colocar o Brasil no caminho do desenvolvimento sustentável.
Você concorda com o deputado Pedro Uczai, que as metas propostas pelo PNE são suficientes para colocar o Brasil no caminho do desenvolvimento sustentável? Deixe sua resposta nos comentários.