O presidente da Câmara, Arthur Lira, reabriu há pouco a sessão para concluir a votação da Proposta de Emenda à Constituição do Estado de Emergência (PEC 15/22), que viabiliza, entre outras medidas, o aumento do Auxílio Brasil.
Para quem não acompanhou, a sessão foi interrompida na noite desta terça-feira (12), por causa da instabilidade nos sistemas de internet da Câmara dos Deputados.
Andamento da análise para aumento do Auxílio Brasil
Os deputados da oposição questionaram a manutenção da presença e pediram o encerramento da sessão.
“Após uma hora de suspensão, a sessão é considerada encerrada. Isso independe das razões que ocasionaram a suspensão”, argumentou o deputado Vinicius Poit (Novo-SP).
Dessa forma, respondendo às questões de ordem apresentadas por tais deputados, o presidente da Câmara, Arthur Lira, encerrou a sessão que fora suspensa ontem por problemas técnicos.
Assim, uma nova sessão virtual foi iniciada em seguida para concluir a votação da PEC.
Arthur Lira explicou que o objetivo é preservar o funcionamento do Poder Legislativo.
“A nossa intenção foi de preservar possibilidade regimental para que deputados em uma votação de PEC importante, polêmica, que traz efeitos sociais, econômicos, políticos, pudessem expressar a sua vontade.”
Leia ainda: CADASTRO ÚNICO: Filas aumentam em busca do AUXÍLIO BRASIL de R$ 600
Investigação
O presidente da Câmara destacou a gravidade do que considera uma “agressão ao funcionamento do Poder Legislativo”.
“É sério o que aconteceu ontem com o Poder Legislativo. Isso não é qualquer instituição que se permita acontecer sem dar qualquer satisfação de solução”, afirmou.
“O que aconteceu ontem não é fato comum, não é normal, não é corriqueiro e eu espero que jamais aconteça. Temos duas empresas contratadas, uma que trabalha aqui e no Senado, e outra de suporte. Durante toda a sessão, não conseguimos sequer contato com essas empresas. Ninguém dava satisfação”.
Arthur Lira informou que acompanhou até às 3h40 da madrugada, junto com o diretor-geral da Câmara, as apurações preliminares da Polícia Federal sobre o ocorrido.
“Levaram todos os equipamentos e a análise dos logs de quem logou na Casa”, relatou.
Ainda mais, a Polícia Federal instaurou um processo para apurar as falhas na internet e inconsistência no sistema de votações da Casa.
Pagamentos em julho: Confira o calendário do AUXÍLIO BRASIL, INSS e Saque-aniversário do FGTS
“Espero que, com a Polícia Federal nas dependências da Casa, com todas as garantias, a gente não tenha outras novidades.”
Segundo o presidente da Câmara, a sessão virtual funcionará com backup do Senado Federal e aporte do Serpro.
Arthur Lira ainda leu nota da Diretora-Geral da Câmara dos Deputados com informações sobre o corte na conexão da operadora Lúmen.
“A empresa informou que houve interrupção por rompimento de fibra ótica em Brasília”, afirmou. O problema, segundo a empresa, afetou diversos clientes no Distrito Federal.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Confira também: SAQUE EXTRAORDINÁRIO FGTS: Saiba o valor e até quando é possível resgatar