Se você tem entre 16 e 25 anos, vive em uma região de baixa renda, concluiu ou está cursando o Ensino Médio e está em busca de vaga de emprego, o Coletivo Online oferece uma ótima oportunidade de qualificação.
A saber, a iniciativa é uma parceria dos Ministérios da Cidadania e do Trabalho e Previdência com o Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB).
Vale destacar que o curso é gratuito, 100% online, acontece via WhatsApp e permite ao aluno fazer as atividades de qualquer lugar. No total, são 11 videoaulas que podem ser assistidas em até cinco semanas.
Como realizar a inscrição?
Os interessados podem se inscrever através deste link. As vagas são limitadas e o prazo para inscrições segue até o dia o próximo domingo (14).
Agora uma informação muito importante: realize o cadastro no celular em que você pretende fazer o curso! Isso é fundamental para que você consiga se inscrever.
Cursos para ajudar na busca de emprego
O conteúdo é focado em temas do mundo do trabalho, como elaboração de plano de vida, planejamento financeiro, construção de currículo e como se preparar para entrevistas e processos seletivos.
No fim, o aluno recebe um certificado e tem acesso gratuito para se cadastrar em uma comunidade de vagas exclusiva, com oportunidades de emprego em mais de 200 empresas.
A saber, somente em 2021, 25 mil jovens se formaram nas aulas do programa online, sendo 69% negros e 69% mulheres.
Mais sobre o Plano Progredir
O Plano Progredir foi criado pelo governo federal para as pessoas inscritas no Cadastro Único. Assim, caso você já esteja inscrito e queira participar, precisa apenas acessar o site do Plano Progredir e realizar o seu cadastro.
No entanto, se não for inscrito no Cadastro Único, deve procurar o setor responsável ou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em seu município.
Lembrando que para se inscrever no Cadastro Único, é necessário ter renda familiar mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Uma série de ações estão contempladas no programa:
- Possibilidade de acesso ao microcrédito produtivo orientado;
- Cursos presenciais e à distância gratuitos de qualificação profissional;
- Criação de currículo profissional;
- Acesso a vagas de emprego na sua região, de acordo com o seu perfil profissional.
Com informações da Diretoria de Comunicação do Ministério da Cidadania
Veja também: Bolsonaro sanciona leis do Auxílio Brasil aprovadas pelo Congresso; veja