Muito se discute sobre a renda e problemas financeiros que é frequentemente presente na vida da população. Porém, pouco se fala sobre a necessidade de um planejamento financeiro, um tema que apesar de ser pouco debatido é essencial na vida de qualquer um.
Um planejamento financeiro dá clareza na vida, fornece direção e significado para as diferentes decisões financeiras na vida das pessoas. Nesse sentido, é o processo de determinar maneiras de ganhar, economizar e gastar dinheiro e o valor que você precisa para ganhar, investir e gastar. Ao planejar suas finanças, você gerencia seu dinheiro de forma a atingir seus objetivos de vida.
A importância do planejamento financeiro
O planejamento financeiro fornece um direcionamento e uma orientação para o cumprimento dos objetivos, como:
- O planejamento financeiro ajuda você a entender melhor seus objetivos em termos de por que você precisa atingir esses objetivos e como eles afetam outros aspectos de sua vida e finanças.
- O planejamento encoraja você a gerenciar a inflação. Você está ciente do preço de várias coisas e atividades. Você planeja seu orçamento de uma maneira melhor.
- O planejamento financeiro torna você disciplinado em relação ao dinheiro. Você não gasta desnecessariamente. Você mantém um controle sobre suas economias e gastos.
- Ao planejar suas finanças, você planeja seu futuro. Você é capaz de ganhar visibilidade em suas finanças no futuro. Você tem uma boa ideia de quanto dinheiro você teria, digamos, daqui a dez anos. Você estaria ciente dos retornos que seus investimentos devem gerar para atingir seus objetivos.
Os benefícios de um bom planejamento
Abaixo, discutimos a importância do planejamento financeiro e por que precisamos de planejamento.
- Renda – Quando você tem um plano financeiro , você gerencia melhor sua renda. Você está ciente de quanto ganha de salário, juros, dividendos, etc. Isso o ajudará a entender quanto está ganhando e se é suficiente ganhar para atingir seus objetivos.
- Despesas – Gastamos dinheiro em necessidades básicas, desejos e alarde em luxos. Se planejarmos nossas finanças, ficaremos de olho em nossas despesas. Mesmo que exageremos em um mês, saberemos quanto cortar nos meses seguintes para ficar dentro do orçamento. Os gastos mudam com mudanças no estilo de vida e estágio da vida. Isso nos ajudará a determinar os requisitos de renda e podemos fazer alterações em nossa capacidade de ganho de acordo.
- Investimento – Um plano ajudará a escolher os investimentos certos de acordo com sua capacidade de renda, perfil de risco e objetivos. O plano terá um portfólio de investimentos e detalhes de alocação de ativos. Isso pode ajudá-lo a ter um portfólio equilibrado em todos os momentos.
Essas são apenas algumas das áreas em que o planejamento financeiro será um diferencial e um grande aliado aos que utilizam.
Conclusão
É de extrema importância a utilização de um planejamento financeiro, independente da fase e das condições em que uma pessoa se encontra. Com ela, planos podem ser alcançados mais facilmente e até mesmo evitar um possível endividamento.