O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) sempre foi reconhecido por seus seguidos ataques à “TV Globo”, maior emissora do país. No entanto, agora, véspera das eleições, o que se tem visto é a gestão do chefe do Executivo usando o poder do canal em seu benefício. Isso porque, números da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência (Secom), revelados nesta segunda-feira (04) pelo portal “UOL” mostram que o governo aumentou em 75% o gasto com publicidade na emissora de janeiro a junho deste ano ante ao mesmo período de 2021.
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Nos últimos meses, o presidente, que é pré-candidato à reeleição, tem utilizado o espaço institucional na mídia para divulgar obras e programas realizados nos últimos quatro anos. Conforme os números do Secom, de janeiro a junho do ano passado, a Globo recebeu R$ 6,5 milhões em valores líquidos pagos por materiais publicitários de televisão veiculados nacionalmente ou regionalmente.
Neste ano, no mesmo período, o valor saltou para R$ 11,4 milhões, isto é, um aumento de 75% conforme o órgão responsável pelas contratações na área de publicidade e propaganda do governo. No ano de 2021, o governo realizou 46 inserções publicitárias categorizadas como “utilidade pública” na Globo e dez para materiais institucionais. Já em 2021, foram 72 campanhas institucionais na emissora carioca e somente duas, “utilidade pública”.
Os números mostram que o valor total gasto na Globo em 2022 representa 41% dos R$ 27,5 milhões gastos pelo governo com espaço publicitário ao longo dos últimos quatro anos, ou seja, durante o período em que Bolsonaro está no poder. Por conta destes gastos, é justamente no ano em que Bolsonaro tenta a reeleição que o governo passou a gastar mais com a Globo do que com mídias preferenciais como a Record e o SBT, que contam com a simpatia do atual governo.
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