Erros na montagem ou incompatibilidade podem fazer com que a placa-mãe queime. Mas, como saber se isso ocorreu? Quais são os possíveis danos para o meu computador? Continue a leitura e saiba mais sobre o que o Brasil 123 preparou!
A placa-mãe queimou, e agora?
O curto-circuito é o problema mais comum e pode ocorrer devido a ligação física entre a placa-mãe e as estruturas metálicas que a suportam no gabinete. Neste momento, ocorre elas não ligarem e causarem travamentos desconfortáveis. Para isso, basta se certificar que ela não está encostando em partes físicas do seu gabinete. Caso esteja, arrume ela em seu lugar e corrija os parafusos.
A sujeira também é bastante comum, principalmente no caso de pó. Para isso, o ideal – é mais recomendado pelos técnicos – é que se realizem limpezas a cada 06 meses. Com a sujeira, pode ser difícil que ela consiga difundir o calor e esquentar mais que o comum, o mesmo pode ocorrer com a placa de vídeo. Para remover essa camada, usa-se um aspirador de pó em baixa potência. Se não possuir um, usa-se o tecido. Mas, tome cuidado com esse aspecto porque o atrito pode queimar, busque por opções que gerem isolamento estático.
Problemas com a energia pode ser outro problema e causa curtos. Portanto, o adequado é que se busque por uma fonte de energia subdimensionada. Dependendo das peças utilizadas, pode ocorrer ainda de não haver compatibilidade e o computador sequer ligar. Existem alguns sites que fazem o cálculo de quanta energia a sua máquina irá precisar, facilitando o processo de compra de uma fonte.
Tome a devida atenção com os cabos de energia: de 24 pinos, e uma de 4 (ou 8 pinos) dependendo do modelo. Ligue os cabos nas entradas corretas. Se possui uma placa de vídeo dedicada, há uma grande chance de possuir cerca de 8 pinos, tudo isso deve ser analisado durante a montagem.