A placa de vídeo é conhecida como placa gráfica e possui a função de criar gráficos na tela. Em suma, ela faz parte do hardware do PC Gamer.
Uma tela comum possui 1366 pixels (pontos) com altura de 768 pixels (pontos) e a placa deve administrar as mudanças de cores e texturas. Esses milhões de pontinhos espalhados podem ser encontrados através de inúmeras mutações que devem ser controladas.
Em suma, o Brasil 123 preparou uma série de dicas exclusivas para te auxiliar a escolher qual o melhor tipo para comprar. Portanto, continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
Placa de vídeo embutida
Chama-se de embutida porque está inclusa na GPU (sigla para Graphics Processor Unit). Ou seja, não há, especificamente, uma placa. Atualmente, existem duas opções mais tradicionais: AMD e Intel. A alternativa da AMD é mais viável para aqueles que desejam interligar preços com a qualidade dos materiais. Nos computadores atuais, a GPU é montada no interior do processador.
As embutidas são ideais para aqueles que desejam realizar trabalhos de escolha simples, manuseando arquivos em Docs e atividades relacionadas.
Placa de vídeo dedicada
Essa opção é mais recomendada para profissionais de edição ou gamers. Nesta categoria, as concorrentes são a Nvidia e AMD (novamente).
Assim como a placa mãe, é necessário que ela possua um sistema de refrigeração próprio. A maioria dos sistemas são realizados através de coolers. Entretanto, já existem alternativas com resfriamento líquido. Esse é o caso da RTX 3080 e RTX 3090 que foram divulgadas pela Gigabyte no dia 03 de novembro de 2020.
Enquanto o processador já possui inúmeras funções, será possível descarregá-lo de mais uma obrigação ao inserir uma placa de vídeo em seu PC Gamer. A GPU terá a dedicação exclusiva para os jogos ou programas de edição.
Vale a pena pagar para arrumar?
Não vale a pena pagar para arrumar uma placa de vídeo porque os valores de conserto são elevados. E, consequentemente, a placa já estará usada e causará problemas futuramente. Dependendo do valor, compensa guardar um pouco mais de dinheiro para conseguir comprar uma peça nova. Esse é um dos únicos itens que não compensam pagar um técnico para o conserto.
Segundo Tiago Kohler, administrador de Dados da Havan e formado pelo Instituto Federal Catarinense, a presença de esferas de solda começam a soltar com o decorrer do tempo, conforme a placa esquenta. Mesmo corrigindo esse problema, que é um dos principais motivos para queimas, futuramente o mesmo tende a ocorrer em outras regiões.