O Pix é uma ferramenta bastante útil no dia a dia dos brasileiros. Embora tenha chegado há pouco tempo aos sistemas financeiros, acabou se tornando uma das maiores ferramentas de transferência do país. Entretanto, assim como outras funções, ele também é passível de erros e é aí que as coisas se complicam.
Se você enviou uma transferência com valor errado ou para um usuário que não deveria, acompanhe o texto a seguir para saber se há como recuperar os valores e de que forma é possível fazer isso.
Afinal, é possível cancelar um Pix?
Primeiramente, é preciso entender se é possível ou não cancelar uma transferência via Pix, é importante entender como essa ferramenta revolucionária funciona. Assim como muitos sabem, o Pix é uma forma de transferência gratuita, instantânea (que acontece em poucos segundos) e que funciona a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana.
Devido à sua rapidez, é impossível cancelar uma transferência após ter enviado os valores para alguma conta. Isso porque o dinheiro que estava disponível no banco de quem enviou o valor passa imediatamente para o banco e a conta de quem recebeu a quantia.
Isso quer dizer que não há intermédio de terceiros, somente o envio direto do dinheiro. Assim, quando uma pessoa envia a transferência, ela não pode cancelar a chegada do dinheiro. Entretanto, há algumas formas de recuperar o dinheiro sem ser através do cancelamento.
Veja o que fazem em certas situações
Fraudes
Primeiramente, em caso de fraudes, você deve entrar em contato com seu banco imediatamente para solicitar o estorno do valor. Isso pode acontecer em caso de golpes, o que leva o banco a investigar se realmente o usuário foi lesado em uma operação fraudulenta.
Caso essa ação se comprove, o cliente poderá ter seu dinheiro de volta, sendo em sua totalidade ou parte dele. Entretanto, se o banco não conseguir constatar a fraude, dificilmente o cliente poderá ter seus valores de volta.
Valores incorretos ou erros de digitação
Por fim, caso você tenha digitado a chave de uma pessoa incorretamente ou tenha enviado um dinheiro a mais para quem deveria receber, a única opção é solicitar que a pessoa que teve acesso à quantia devolva o valor. Se você conhece a pessoa, o processo é mais fácil, pois basta entrar em contato com ela e solicitar.
Se você não conhece, pode tentar entrar em contato através do nome, celular ou CPF inscritos na chave Pix. Em último caso, pode tentar entrar em contato com o banco dela. Contudo, isso não garante que ela vai devolver o dinheiro, então você precisará confiar nela. Se a chave foi aleatória, o problema se complica mais, pois não haverá informações disponíveis para que você entre em contato com essa pessoa.