O Pix se tornou a ferramenta mais usada no Brasil na hora de efetuar transações de valores de uma conta a outra. Contudo, além da transação comum, o Banco Central vem aprimorando a ferramenta, de forma que a TED e o DOC acabem em breve, mas também pode extinguir a existência do boleto nos próximos meses.
Por isso, hoje vamos entender as novidades do Pix e como isso vai afetar a sua vida diretamente. Além disso, o Banco Central deu declarações sobre o rotativo do cartão de crédito, um dos piores endividamentos do país.
As novidades do Pix
O Pix passará a ter três novidades nos próximos dias. Com a chegada deles, alguns brasileiros sentirão uma mudança drástica no dia a dia, principalmente por conta do fim de modalidades de transação já consolidadas no país. Um dos casos mais radicais é que o boleto pode acabar a qualquer momento com as novidades.
Confira, abaixo, as três novidades:
- BolePix: como o próprio nome diz, é uma ferramenta que substitui o pagamento de boletos. Atualmente, o valor do boleto demanda alguns dias para cair na conta que recebe o valor. Com a novidade, o pagamento acontece instantaneamente através de um QR Code. Assim, o valor das multas e juros por atraso já ficarão no valor do BolePix, além de ser possível fazer a transação aos finais de semana.
- Pix Garantido: a funcionalidade ainda está em desenvolvimento e quer permitir a substituição da contratação de instituições financeiras para intermediar a compra de produtos. Dessa forma, não apenas os pagamentos online, mas também as compras físicas poderão deixar de ter um intermediário bancário que cobre altas taxas.
- Pix automático: essa nova medida do Pix quer substituir o débito automático. Com isso, em vez de fazer uma TED comum, o banco fará o desconto programado do valor, mas via Pix. Isso permitirá a programação de pagamentos também aos finais de semana.
Rotativo do cartão de crédito entrou em discussão
Além disso, o Banco Central quer rediscutir o papel do rotativo do cartão de crédito na vida dos brasileiros. Atualmente, essa é a forma mais cara de empréstimo, mas também a forma menos transparente para isso. Dessa forma, novos bancos estão sendo mais transparentes, na tentativa de concorrer com os grandes bancos.
Com a modificação no Pix, o Banco Central também quer permitir que o cliente escolha onde quer pagar os juros do rotativo do cartão de crédito. Na prática, isso deve permitir a renegociação de juros menores. Além disso, vale lembrar que o governo quer estipular um valor máximo para esse tipo de crédito.
Assim, as mudanças devem acontecer gradualmente, à medida em que os sistemas fiquem prontos e estejam em perfeitas condições de rodar. Para os clientes, tudo isso representará menor custos de transações.
Leia também: ADICIONAL DE R$800 para ESTES titulares do CadÚnico; confira quem recebe