Na última sexta-feira (6) o Pix atingiu o recorde de 73.198.432 transações em um dia. Vale lembrar que o recorde anterior era de 63.504.253 transferências em tempo real, e foi alcançado em 7 de abril deste ano.
Para quem não está familiarizado, trata-se de uma modalidade de pagamentos instantâneos, criada pelo Banco Central (BC), na qual os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou em qualquer dia. Ainda mais o Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.
Saiba mais sobre o Pix
As transferências tradicionais no Brasil são entre contas da mesma instituição (transferência simples) ou entre contas de instituições diferentes (TED e DOC).
A diferença é que, com o Pix, não é necessário saber onde a outra pessoa tem conta.
É isso mesmo! Você realiza a transferência a partir de uma chave Pix que pode ser um número de telefone. Outra diferença, como já mencionado, não existe limite de horário, nem de dia da semana e os recursos são disponibilizados ao recebedor em poucos segundos.
Em resumo, o Pix funciona 24 horas, 7 dias por semana, entre quaisquer bancos, de banco para fintech, de fintech para instituição de pagamento, entre outros.
Pix Saque e Pix Troco
As novidades mais recentes são as facilidades do Pix saque e Pix troco. Eles trazem mais comodidade para seus usuários e aumentam a capilaridade do serviço de saque.
Para o comerciante, além de facilitar a gestão do caixa e reduzir a necessidade de realizar sangrias e depósitos ao longo do dia, aumenta o fluxo de clientes e o estabelecimento ainda recebe um valor por transação pela prestação do serviço.
Quer saber como funciona? Vamos lá!
Com o Pix Saque, para ter acesso ao valor em espécie, é preciso apenas que o cliente faça um Pix para o agente de saque, como uma operação tradicional, a partir da leitura de um QR Code mostrado ao cliente ou a partir do aplicativo do prestador do serviço.
Sendo assim, uma vez realizada a operação, ele terá o valor correspondente em dinheiro entregue em mãos.
Já na modalidade Troco, o Pix deve ser realizado pelo valor total (compra + saque). A operação cobre o valor da compra e o excedente volta como troco, em espécie.
Leia ainda: Caixa Tem: Está com problemas para solicitar o empréstimo? Confira dicas importantes