O lançamento do PIX pelo Banco Central do Brasil (BCB) permitiu um sistema de pagamento instantâneo e se tornou popular entre os brasileiros. Atualmente o serviço é a principal forma de transação financeira. Entretanto, a modalidade do PIX Saque, que foi lançada em novembro de 2021, não teve muita adesão.
O que é o PIX Saque?
O PIX Saque é uma modalidade de transação financeira, permitindo que os estabelecimentos cadastrados funcionem como uma espécie de “caixa eletrônico”. Desta forma, o saque de valores em espécie se torna mais fácil.
Quem pode fazer uso do PIX Saque?
Qualquer usuário que tenha o serviço PIX habilitado (ou seja, tenha cadastrado uma chave), pode realizar saque de valor em espécie em qualquer ponto que ofereça o serviço como caixas eletrônicos, desde que as empresas responsáveis pelas máquinas tenham habilitado a função.
Para fazer o saque em espécie, basta que o usuário solicite a modalidade por meio do aplicativo do banco que tem conta. Então, ele deve ir até um caixa eletrônico habilitado, selecionar a opção correspondente e apontar a câmera do celular para o QR Code gerado na máquina.
Um fato importante é que, desta forma, não é usado o cartão e o equipamento não precisa ser do banco que o usuário tenha conta.
Limites do PIX Saque
O Banco Central definiu alguns limites para saque nesta modalidade de acordo com o horário:
- Das 6h às 19h59: Saques de até R$ 500;
- Das 20h às 5h59: Saques de até R$ 100.
A instituição também limitou a quantidade de até oito operações gratuitas por mês, para pessoas físicas.
Como encontrar os pontos habilitados para PIX Saque?
O BCB informou que a relação dos postos de atendimentos habilitados para o PIX Saque está disponível, no formato de Dados Abertos, pelas próprias instituições financeiras.
Os usuários interessados em fazer uso da modalidade de saque também podem consultar o Mapa do PIX Saque, que foi desenvolvido pela Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) e a Pay Ventures.
O Mapa é uma ferramenta totalmente gratuita e faz atualizações automáticas de duas em duas horas. Basta acessar o site (indicado no link acima), indicar sua localização e o mapa mostrará os estabelecimentos disponíveis na sua proximidade.
Leia também: Salários nas regiões Sul e Sudeste recuaram 9% em um ano