O Pix é uma das maiores revoluções financeiras do país e permitiu que o Brasil entrasse nos holofotes em relação aos bancos. Atualmente, o Banco Central do Brasil é referência nas políticas de transação, que acontece de forma instantânea. Contudo, além da transferência comum, existem duas outras modalidades ainda impopulares, mas que estão crescendo no país: o Pix Saque e o Pix Troco.
Por isso, hoje vamos falar sobre essas duas modalidades do Pix e mostrar como elas funcionam e como você pode usá-las no seu dia a dia. Vale lembrar que todas as modalidades são gratuitas, mas também dependem da adoção de sistemas específicos para que elas funcionem.
Qual a diferença entre o Pix Saque e o Pix Troco?
O Pix já está bastante popular e a grande maioria das pessoas com conta bancária já usa essa modalidade. Contudo, o Pix Saque e o Pix Troco ainda são pouco utilizados pelos brasileiros. Na prática, ambas as modalidades substituem os caixas eletrônicos, que muitas vezes podem cobrar para fazer o saque dos valores. Por isso, se você paga por esses serviços, é uma excelente ideia usar essas modalidades.
Na prática, o Pix Saque funciona exatamente como um caixa eletrônico. O cidadão vai a um estabelecimento, faz o Pix para a instituição e, em troca, o comércio dá o dinheiro, em espécie, para o trabalhador. Para isso, o empresário precisa colocar no sistema que a medida foi feita via Pix Saque. Por outro lado, o Pix Troco funciona quase da mesma forma. Contudo, o Pix é feito para comprar um produto, além de um valor adicional que será resgatado. Vale lembrar que o pagamento não pode ser feito no cartão de crédito ou outras modalidades.
Nessas modalidades, as transações precisam ser cadastradas como Pix Saque e como Pix Troco. Para isso, o comerciante precisa ter um sistema que tenha essa opções.
As medidas estão ganhando popularidade
Com o passar dos meses, essas duas modalidades estão ficando cada vez mais populares. Dados do Banco Central mostram que a adesão a essas modalidades está crescendo. Isso porque 1.848.485 transações foram feitas nas modalidades Pix Saque e Pix Troco de dezembro de 2021 até setembro de 2022. Com isso, essas duas funções também tendem a crescer bastante.
Em dezembro de 2021, foram 3.588 transações no Pix Saque. Em setembro de 2022, o número cresceu para 390.510. No caso do Pix Troco, foram 293 transações em dezembro de 2021. Em setembro deste ano, foram 4.712. Contudo, é preciso lembrar que a existência dessa função depende de adaptações nos sistemas das lojas, o que impede que muito negócios pequenos façam essa operação hoje em dia. A adesão a esse serviço é opcional.
Por outro lado, as associações ligadas ao setor fizeram um site onde qualquer pessoa pode ver onde ficam os estabelecimentos que aceitam Pix Saque e Pix Troco. Para isso, basta clicar em mapapix.com.br e ver os estabelecimentos da sua cidade que aceitam essas funções.