O Pix é a maior forma de transação de valores atualmente, contando com mais de 70% das transações no Brasil. Apesar disso, bancos e fintechs já começaram a usar um serviço novo: parcelar o pix. Com essa nova funcionalidade, será possível pagar a vista as compras, mas parcelando, com juros, a compra, da mesma forma que com o cartão de crédito.
Contudo, especialistas discutem sobre qual é a melhor forma de parcelar, dado que os juros da fatura atrasada do cartão de crédito também são grandes. Por isso, hoje vamos falar sobre qual o parcelamento que gera menor custo. Vale lembrar que, de qualquer forma, o ideal é que você busque evitar parcelamentos e pagamentos de juros em qualquer compra.
Dividir o Pix?
O Santander foi o primeiro banco a começar o serviço de dividir o Pix. Contudo, atualmente outras empresas, como PicPay e Mercado Pago também já atuam com essa funcionalidade. Apesar disso, ela não parece ser vantajosa ao cliente, mesmo que tenha sido criada com esse intuito. Além disso, dividir o Pix tem alguns requisitos.
Isso porque o valor mínimo da compra deve ser de R$100,00. Por outro lado, o valor da parcela não pode ser abaixo de R$5. Por isso, caso a operação não atenda a esses requisitos, não é possível dividir o Pix. Ainda, é importante lembrar que, durante as parcelas, há a incidência de juros, o que transforma a operação, no final das contas, mais cara para o cliente. Atualmente, a taxa do Santander é de 2,99% ao mês, enquanto o PicPay atua com taxas de até 3,99% ao mês. Ainda, o Mercado Pago tem taxas de 2,5% ao mês mais o IOF.
Com isso, não é uma boa ideia usar o parcelamento do Pix. Contudo, se compararmos com a parcela do parcelamento da fatura do cartão de crédito, a história pode mudar. Porém, as compras parceladas no cartão de crédito são sempre sem juros, ou seja, sempre mais vantajosas.
Os juros do cartão de crédito
O parcelamento da fatura do cartão é, de longe, um dos maiores juros que podem incorrer na vida financeira pessoal. Por isso, especialistas dizem que parcelar a fatura nunca é uma boa ideia. Diante disso, muitas pessoas estão usando o parcelamento do Pix para pagarem as faturas. A ideia é pagar menos juros. Mas será que isso, de fato, faz efeito?
Para começar, é preciso saber a taxa do seu cartão. Caso a divisão do Pix tiver menos juros que a fatura do cartão, pode ser uma boa ideia para quem está no aperto. Apesar disso, alguns clientes possuem taxas menores que 2,99% ao mês ao parcelar a fatura do cartão de crédito. Por isso, é bom parcelar o Pix somente nesses casos, mas especialistas dizem para evitar isso ao máximo.
Dessa forma, o Pix pode ser uma forma de pagar menos juros. Contudo, isso só acontece se os juros do seu cartão de crédito forem muito altos. Por outro lado, dividir o Pix para fazer compras parceladas não é uma boa ideia, já que o cartão de crédito não tem a incidência de juros no parcelamento de compras.