O Pix já é uma das formas de pagamentos mais utilizadas no varejo de uma forma geral. Nesse sentido, o Banco Central vem atualizando novas funções, a fim de colaborar para que o instrumento melhore, um desses projetos é o Pix Garantido.
Esta nova modalidade de pagamento irá beneficiar principalmente aqueles que possuem uma situação de crédito restrita, além da medida aumentar ainda mais o uso do Pix como forma de pagamento.
Afinal, o que é o Pix Garantido?
Antes de mais nada, é importante lembrar que no Brasil ainda é muito importante a questão do crédito. Quase 30% dos brasileiros, segundo o Serasa eCred, possuem 5 ou mais cartões com essa modalidade disponível. O objetivo? Ter mais limite e é justamente para alcançar parte dessa população que vai ser lançado o Pix Garantido.
Como vai funcionar: será uma opção de crédito diretamente para o consumidor, sem necessidade de envolvimento de diversos atores.
Em outras palavras, o Pix Garantido permite a compra parcelada a partir de análise de instituição financeira, direto com o consumidor.
Como vai funcionar essa modalidade?
Os clientes poderão fazer uma transferência na modalidade Pix, seja para pagamentos, transferências ou parcelamento em até 24 vezes.
Nesse sentido, o grande diferencial é que a loja ou pessoa que é recebedora da transferência, vai receber o pagamento com certeza. Ou seja, mesmo se o pagador ficar sem saldo na conta, a transferência do Pix está garantida pela instituição financeira.
Essa é uma forma de garantir, por exemplo, que o nível de inadimplência diminui consideravelmente em comparação com compras em cartão de crédito – que dependem do pagamento do boleto.
Para a garantia, o próprio banco intermediador – que será autorizado pelo Banco Central – vai ficar responsável por cobrar o usuário.
O cartão de crédito corre risco de acabar?
Não é possível afirmar. Ao que tudo indica, o Pix Garantido é sim uma possibilidade de benefícios para ambos os lados: o cliente e o recebedor, pois ajuda aqueles clientes que não possuem cartão de crédito e gera uma agilidade para o recebedor.
Isso porque os usuários terão mais uma opção de crédito disponível, aumentando seu poder de compra; os lojistas poderão fugir das tarifas abusivas de algumas máquinas de cartões e garantir seus recebimentos.
Contudo, o cartão de crédito não vai terminar e deve continuar como um dos principais pagamentos no Brasil. Isso porque os brasileiros estão muito acostumados com essa modalidade e o Pix Garantido ainda exigirá um período de adaptação razoável.
Lançamento desta nova opção
Ao que tudo indica, finalmente, o Pix Garantido será lançado em 2023. Ainda não existe uma data específica definida pelo Banco Central, mas a projeção é dessa oferta ainda no próximo ano.
Por fim, o Banco Central deve publicar novas atualizações e propostas para a melhoria da ferramenta que caiu no gosto dos brasileiros.