Diante da popularidade dessa forma de pagamento, ter o Pix fora do ar é um grande complicador no dia a dia das pessoas. E foi o que muita gente reportou nessa segunda-feira (25), para diversos aplicativos.
A saber, os relatos de problemas envolveram plataformas como Nubank, PagBank, Itaú, entre outros.
De acordo com o Downdetector, site que verifica o funcionamento de serviços online, a falha foi registrada em diversos aplicativos e começou no início da tarde, por volta de 12h. Então, atingiu um pico de notificações pouco antes de 14h.
Em alguns casos, o erro é bem pontual, em outros, afeta apenas transações entre bancos diferentes, mas funciona para clientes da mesma instituição.
CAIXA TEM: Veja como pedir um cartão de crédito sem sair de casa
Pix fora do ar
O Pix, sistema de transferências instantâneas do Brasil, apresentou instabilidades nesta segunda-feira (25), conforme relatos de usuários de diversos bancos.
Desse modo, clientes do Nubank, PagBank, Itaú, Bradesco, Caixa, Santander, Banco do Brasil e Inter compartilharam insatisfações com o serviço ao longo do dia.
Assim, o que mais se registrou foram buscas por informações, a partir de termos como “Pix fora do ar”, “Pix Nubank fora do ar”, “Pix está fora do ar”.
Em resumo, as reclamações sinalizam lentidão nos sistemas dentro dos bancos e ainda transações não efetuadas.
Posicionamento do Banco Central
O Banco Central (BC), responsável por gerir o sistema do Pix, foi questionado sobre a lentidão verificada.
Às 15h30, o BC divulgou nota sinalizando que não foi algo sistemático e afirmou que “os sistemas do Banco Central estão funcionando normalmente.”
O que dizem os bancos sobre o Pix fora do ar?
O Itaú e Nubank confirmaram que tiveram problemas e que, de fato, o Pix ficou fora do ar por instabilidades. O PagBank não se posicionou.
Ainda mais, o Itaú admitiu “que identificou uma instabilidade no serviço de transferências via Pix no final da manhã desta segunda-feira”, mas ressalta que o processo já foi restabelecido e normalizado para todos os clientes.
Em nota, o Nubank afirmou que “identificou uma instabilidade no Pix, mas que suas operações já voltaram a funcionar”.
Além disso, os outros bancos mencionados enviaram posicionamento e ressaltaram que os seus clientes foram afetados pelas instituições com instabilidades ao tentar enviar um Pix, por exemplo, já que seus respectivos sistemas não apresentaram falhas.
O Santander informou que não teve qualquer incidente técnico nesta segunda-feira (25), relacionado aos seus aplicativos, bem como envio e recebimento de Pix.
Na mesma linha, o banco Inter informou que não houve instabilidades em seus sistemas e “que eventuais falhas na utilização do Pix ocorreram por indisponibilidade de outras instituições. A situação tem sido acompanhada de perto para garantir a melhor experiência para nossos clientes”, destacou.
Em complemento, o Bradesco informou que “está com seus serviços de Pix operacionais”.
Já a Caixa informou que a operação de Pix “não apresentou nenhum problema e/ou instabilidade, nesta segunda-feira (25), e opera normalmente”.
Por fim, o Banco do Brasil afirmou que não houve instabilidades na plataforma nesta segunda (25).
Veja ainda: Veja o prazo para atualizar o NOVO RG
Impacto nas redes sociais
A modalidade de pagamento é muito popular entre os brasileiros. Assim, ficar com o Pix fora do ar, como não poderia ser diferente, teve um grande impacto nas redes sociais.
A saber, os consumidores compartilham em massa a sua insatisfação.
“Não chega, nem faz Pix desde ontem Nubank”, comenta um usuário.
“Estou tentando fazer um Pix e já devolveram o saldo umas três vezes”, diz outro internauta respondendo a um post sobre problemas no PagBank.
“Fiz um Pix de R$ 2 mil para uma outra conta e não caiu ainda”, diz outra pessoa também sem dizer o banco.
E você, também teve problemas para realizar operações com o Pix?
Leia também: Você joga NOTA FISCAL fora? Então pode estar perdendo dinheiro! Confira agora