A saga de aplicativos de bancos que dão problema continua. Dias após o aplicativo do Itaú ficar algum tempo fora do ar, essa segunda-feira (3) ficou marcada pela queda do Pix do Nubank. Na internet, os internautas fizeram piada, mas também mostraram insatisfação com a situação. Alguns usuários afirmam que a funcionalidade foi retomada e funciona normalmente.
Com a queda do Pix do Nubank, usuários também questionaram a segurança do banco. Contudo, será mesmo que o Nubank é um banco seguro? Para você entender mais essa situação, vamos falar sobre a fintech e mostrar como proceder nesses casos.
Pix do aplicativo do Nubank fora do ar
Na manhã dessa segunda-feira, 3, usuários relatam que o Pix do Nubank ficou fora do ar. Com isso, quem precisava fazer transferências ficou incapacitado disso. Vale lembrar que o banco já vem sendo bastante criticado por mudar a forma como apresentará os rendimentos da NuConta. A mudança fez com que muitas pessoas buscassem conta em outros bancos digitais.
Além disso, o site DownDetector, que analisa esse tipo de falha, mostrou um pico de 334 reclamações por volta das 15h35 dessa segunda-feira. Com isso, usuários ficam divididos entre a funcionalidade parada, enquanto outros tem a modalidade funcionando normalmente. Apesar disso, o recebimento dos valores na conta seguem normalizados.
A pausa no aplicativo do banco acontece poucos dias após o aplicativo de um dos maiores concorrentes, o Itaú, ficar fora do ar. No caso do laranjinha, o problema foi para acessar o banco, o que impedia, além de fazer o Pix, o recebimento de valores, acompanhamento de investimentos e também o pagamento de contas.
A queda dos serviços do Pix do Nubank levanta, mais uma vez, a discussão sobre a segurança dos bancos e a necessidade de o cliente ter a conta em mais de uma instituição financeira.
O banco é seguro?
A notícia boa é que, sim, o Nubank é bastante seguro. Ao longo de sua existência, ele nunca teve uma falha grave que expusesse os dados dos clientes ou algo que ameaçasse a integridade das contas. Por isso, a queda momentânea do Pix pode acontecer por vezes, mesmo que não seja algo comum. Além disso, a pausa da funcionalidade não é algo que acontece com frequência. Na semana passada, a queda aconteceu por conta de falhas na AWS, o serviço de armazenamento que diversas instituições usam no Brasil.
Por isso, se você tem conta, o que precisa fazer é esperar a função voltar. Isso pode demandar alguns minutos, até que a fintech recupere os serviços. Contudo, também é importante que você tenha mais de uma conta para quando isso acontecer. Com isso, você não fica impedido de movimentar dinheiro.
Além disso, ter conta em mais de um banco permite que você tenha acesso a diversos benefícios diferentes. Dessa forma, mesmo que a queda do Pix do Nubank não seja algo relevante em questão de perigo para as contas, é sempre interessante ter mais de uma conta. Para isso, você pode usar contas digitais que têm acesso gratuito.