Em 2020, o Banco Central lançou uma maneira nova de pagar que mudou muito a economia do Brasil: o Pix. É importante notar que eles começaram a fazer essa ferramenta em 2018, mas demorou dois anos para ficar pronta. Agora, em 2023, eles disseram que vão criar outra forma de pagar que vai ser útil para os brasileiros.
O novo jeito de pagar, chamado Pix crédito, é parecido com o Pix que lançaram em 2020. Agora, os brasileiros vão poder usar dinheiro emprestado do banco para comprar coisas, como usam um cartão de crédito. Algumas empresas já deixam as pessoas fazerem isso, mas o Banco Central ainda não fez todas as regras. Mas logo isso vai mudar.
Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o Pix crédito!
Como vai funcionar o Pix crédito?
Primeiro, é importante explicar como o Pix funciona agora. Ele é uma maneira rápida e instantânea de enviar dinheiro entre as pessoas.
Agora, o Banco Central está pensando em fazer algo parecido com o Pix, mas que seja como um cartão de crédito. Portanto, isso significa que as pessoas pagariam depois de comprar.
Lembrando que um cartão de crédito é como pegar dinheiro emprestado do banco. A pessoa paga o banco todos os meses quando chega a conta. Além disso, às vezes, tem que pagar juros por usar o cartão.
Dessa forma, o Pix crédito seria parecido. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que as pessoas poderiam pagar suas compras depois ou parcelar. Os bancos cobrariam juros, como fazem com os cartões. O importante é que o Banco Central ia fazer regras para isso, para garantir que não cobrem juros muito altos.
O presidente do Banco Central disse que isso poderia ajudar as pessoas a pagarem menos juros do que pagam com os cartões. Isso também poderia fazer as pessoas comprarem mais coisas. Ademais, eles estão pensando em fazer um aplicativo para que os bancos e as pessoas possam ver e controlar os pagamentos.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também disse que está pensando em fazer regras para o Pix crédito.
Veja também: CUIDADO com o GOLPE do Pix falso! Saiba como IDENTIFICAR
Pix deixará de ser grátis?
Neste ano, a Caixa fez algo que gerou discussão ao dizer que vai cobrar pelo uso do Pix. É importante saber que o Banco Central permite cobrar desde 2020, mas só para empresas.
Sendo assim, para as pessoas comuns, o Pix ainda é de graça. Contudo, se eles começarem a deixar as pessoas pagarem depois (na modalidade Crédito), quem usar vai precisar pagar as taxas dos bancos.
Veja também: Campos Neto, presidente do Banco Central, afirma que PIX será alternativa para empréstimos e para o cartão de crédito
Sobre o parcelamento
Vale ressaltar que o jeito de pagar com o Pix em parcelas existe desde 2021, mas agora está sendo mais usado. Isso é uma escolha para quem não tem todo o dinheiro na hora de comprar algo.
Dessa maneira, é tipo uma opção parecida com o cartão de crédito. Contudo, as vantagens de usar o Pix parcelado dependem do banco que você usa. Em geral, uma coisa boa é que você pode dividir em mais vezes, até 12 vezes.
Sendo assim, as empresas podem escolher como usar esse jeito de pagamento. Algumas usam com o cartão de crédito. Outras oferecem a opção sem juros, mas com menos parcelas.
A grande diferença para o dinheiro que a pessoa vai receber é que ele vem na hora, mesmo que o cliente esteja pagando em partes. Ou seja, o vendedor recebe tudo de uma vez. Já o comprador pode dividir em até 24 vezes, dependendo do banco e do que é oferecido.
Veja também: Já conhece o PIX PARCELADO? Veja 5 opções de aplicativos que oferecem o serviço