No começo do mês de dezembro, os brasileiros foram pegos de surpresa pelo Banco Central, o qual anunciou que haveriam algumas mudanças na forma de fazer transferências por meio do Pix.
Essa alteração criada pela autarquia, prevê maiores facilidades para os usuários do Pix, método de pagamento instantâneo desenvolvido pelo BC.
O principal foco nessas mudanças tem a ver com os limites de transferências. O intuito é aumentar o valor do limite a partir do dia 2 de janeiro de 2023.
As mudanças feitas têm como finalidade, garantir uma experiência mais simples, prática e segura a todos os usuários. Por exemplo, agora, será possível efetuar pagamentos de pensão ou salários através do Pix. Além disso, as pessoas podem receber por meio dos correspondentes bancários com o auxílio do Pix.
É importante destacar que o Pix se tornou a ferramenta mais querida e utilizada entre os brasileiros. Afinal de contas, é uma das maneiras mais simples e rápidas de fazer transferências ou receber as quantias.
No entanto, alguns ainda têm receio em utilizá-lo, já que se transformou em um dos métodos mais usados para a aplicação de golpes, e desvios de dinheiro por meio de ações fraudulentas.
Dessa forma, o Banco Central está sempre buscando inovar, e reinventar para evitar essas situações desconfortáveis.
Os limites para transações via Pix foram alterados
A primeira e grande diferença com relação às transações feitas via Pix, é que os bancos não terão mais limites de valores para se transferir, ou seja, os bancos não precisam mais limitar uma quantia para os usuários que desejam realizar suas transações.
Porém, para manter o controle das transações e garantir a segurança de todos, os bancos podem incluir limites específicos por um tempo determinado.
Para melhor compreensão, vamos dar um exemplo de uma situação. Digamos que um usuário queira transferir 5 mil reais via Pix. Antes, o cliente teria que fazer várias transferências, e em dias diferentes para chegar ao valor total. Afinal, os bancos permitiam apenas um limite diário de transações por vez.
Com a nova alteração, o cliente pode utilizar apenas uma única transação para transferir o valor de 5 mil reais. Desse modo, não é mais necessário realizar esse procedimento ao longo de vários dias.
Vale dizer que o Banco Central somente alterou a questão dos limites diários de transações, não houve mudanças em relação aos ajustes nesses limites.
Portanto, as pessoas podem reduzir o limite de forma imediata, ou podem solicitar o aumento com 24 horas ou 48 horas de antecedência, a depender das opções do banco que está utilizando.
Essas medidas de segurança sobre o ajuste de limite, servem para evitar possíveis transações fraudulentas.
Período das transações
Anteriormente, os bancos tinham a obrigatoriedade de definir os horários, e os limites das transações feitas em um determinado período.
Desse modo, dentro do horário das 6h às 20h, haviam regras especiais para a utilização de serviços de transferências pelos usuários.
Porém, com as novas regras, essa obrigatoriedade caiu, passando a ser conforme a escolha do banco. Dessa forma, o banco pode escolher se quer ou não manter esse horário com regras especiais de transferências.
Mas, por mais que não seja uma exigência para todos os bancos, é bastante provável que eles mantenham essa atividade. Pois é uma forma de garantir maior segurança aos usuários que realizam operações, principalmente de transferências.
Entenda o Pix Saque e Troco
Essa modalidade de serviço foi implantada no ano de 2021. Basicamente, as pessoas podem utilizar o Pix para obter dinheiro vivo.
No caso do Pix saque, a pessoa pode ir até uma loja, e sacar uma quantia em dinheiro com o comerciante. Já no Pix troco, a pessoa passará um valor maior da sua compra e obter o troco em dinheiro.
Lembrando apenas que os lojistas e os comerciantes não têm obrigação de aceitar esse tipo de transação. Por isso, é importante confirmar antes de realizar a operação no estabelecimento.
Enfim, a partir do surgimento do Pix Saque e Pix Troco, as pessoas tinham a possibilidade de utilizar essa modalidade com um limite diário, sendo 500 reais para saques durante o dia, e até 100 reais para operações feitas durante a noite.
Com essa nova alteração, as pessoas podem sacar até 3 mil reais no dia, ou até mil reais se for a noite.