Nesta quinta-feira (3), o Banco Central (BC) informou que houve um vazamento de dados de “natureza cadastral” relacionados com o PIX de clientes da instituição financeira Logbank Soluções em Pagamentos S/A.
Segundo o BC, os dados estão vinculados a 2.112 chaves PIX, que contém o nome do usuário, o CPF, a instituição de relacionamento e o número da conta.
Vale lembrar que esse é o terceiro vazamento de informações relativas ao PIX.
Entenda o PIX
É uma modalidade de transferência de recursos em tempo real, lançada em novembro de 2020, para realizar pagamentos, transferências e recebimento de dinheiro, que foi desenvolvido pelo Banco Central.
Você pode realizar as movimentações a qualquer hora do dia ou da noite, incluindo finais de semana e feriados.
A saber, o Pix já é adotado pela maioria dos bancos digitais, bancos tradicionais e Fintechs, e veio para simplificar, pois com ele você pode gerar QR Codes ou utilizar a Chave Pix para pagar e receber, sem precisar digitar tantas informações como nos processos tradicionais.
Para quem não está familiarizado, a Chave Pix é aquela que vai identificar a sua conta na hora de utilizar o serviço, é o seu registro.
Então, no lugar de usar todas aquelas informações bancárias para receber as transferências ou pagamentos, é utilizada uma única informação, a chave, que funciona como uma espécie de apelido para a sua conta.
Você pode criar uma chave com o número de CPF ou CNPJ, número de telefone celular, e-mail ou ainda pode optar por uma chave aleatória. Como regra, cada chave poderá ser vinculada à uma única conta.
Vazamentos anteriores
Em janeiro de 2022, o BC informou que houve vazamento de dados de “natureza cadastral” relacionados com o PIX de clientes da instituição financeira Acesso Soluções de Pagamento.
Em setembro de 2021, a instituição informou o vazamento de chaves do PIX que estavam sob a guarda e a responsabilidade do Banco do Estado de Sergipe (Banese).
“Apesar da baixa quantidade de dados envolvidos, o BC sempre adota o princípio da transparência nesse tipo de ocorrência. Como nos casos anteriores, não foram expostos dados sensíveis, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) foi avisada e as pessoas afetadas serão notificadas”, informou a instituição.
De acordo com o Banco Central, as chaves PIX são usadas para o recebimento de recursos, ou seja, é uma identificação facilitada dos dados de qual é a instituição de relacionamento, agência, conta e tipo da conta.
“Isso significa que mesmo em posse dessa informação, não é possível o acesso ao saldo ou lançamentos da conta ou a realização de pagamentos ou transferências”, acrescentou em nota.
Veja ainda: Esqueci minha senha Caixa Tem, e agora? Veja aqui como recuperar o acesso