Funcionando desde novembro de 2020, o sistema Pix foi lançado pelo Banco Central com o intuito de agilizar as transações bancárias dos brasileiros. Em 2021, o BC informou que o sistema de pagamentos ganhará novas funções. Veja as novidades a seguir.
O sistema Pix revolucionou as operações financeiras do país, com transações realizadas em até 10 segundos, os pagadores e devedores não precisam esperar um dia específico para pagar ou receber dinheiro, pois a ferramenta funciona 24 horas por dia, todos os dias.
No último dia 28, quinta-feira, o diretor de organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello, divulgou os novos produtos que serão incluídos no sistema Pix durante este ano. No primeiro momento, serão integrados os serviços considerados mais urgentes na atualidade.
Saque no Pix
O saque poderá ser realizado, pelo sistema de pagamentos, em estabelecimentos comerciais ou em caixas eletrônicos.
No caixa, o usuário poderá fazer um pagamento com um valor maior e sacar a diferença. O Banco Central afirma que essa novidade será de ótimo proveito para o consumidor e varejista, uma vez que haverá mais opções de saque e menos numerário em caixa.
Realizar pagamento por aproximação
Usando o aparelho celular em uma maquininha de cartão, o usuário terá a opção de pagar por aproximação, o conhecido contactless. Esse valor será debitado direto no Pix.
Integração
Esse recurso vai possibilitar o app da instituição financeira integrar com a lista de contatos. A identificação só vai ocorrer no caso dos smartphones estiverem cadastradas as chaves Pix no sistema de pagamentos.
Devolução em caso de fraude
Em caso de suspeita de golpe ou falha na operação, o valor da transação poderá ser devolvido. Com essa funcionalidade, os usuários terão mais segurança e confiança no encaminhamento ou recebimento dos valores.
Conta salário
A movimentação do salário poderá ser realizado pelo sistema Pix. Com essa opção, será desnecessário o uso de TED ou DOC.