A fama de mau não faz jus ao coração gigante dos cães da raça Pitbull. Muito apegados aos donos, eles são carinhosos e adoram brincar. Extremamente fortes, ágeis e resistentes, eles ficaram populares como cães de guarda, mas logo invadiram os lares e passaram a ser parte das famílias.
Origem
A raça pitbull é de origem americana e surgiu da junção de várias outras raças até chegar a esta. O físico forte e musculoso é uma característica muito peculiar que o faz ser ainda mais admirado por fãs desse pet.
Características
Porte: médio
Peso: 10 a 35kg
Altura média: 35 a 60cm
Cores: Preta, branca, tigrada, ferrugem, vermelha, castanho, marrom e cinzenta
Expectativa de vida: aproximadamente 14 anos.
Paradigma do pitbull
Por muito tempo houve e ainda há um paradigma a respeito dos pitbulls, de que são perigosos a ponto das pessoas se afastarem deles por medo. Porém, tudo depende da maneira como se cria o animal. Alguns animais podem desenvolver temperamentos fortes, por isso frisamos que o ideal é sempre criar os animais à base de muito amor e carinho, e não o contrário, valendo também para qualquer outro tipo de raça.
Necessidades da raça
Antes de adquirir essa raça, é preciso ter em mente seus hábitos diários: uma pessoa sedentária com certeza não conseguirá dar ao animal condições de suprir suas necessidades naturais, como a quantidade adequada de exercício, para que não se torne um cão ansioso. Outro fator é uma competência emocional equilibrada para educar o pitbull, utilizando de técnicas motivacionais, valorizando atitudes corretas, boa educação, obediência e conhecimentos de socialização.
Cuidados com o pitbull
- Alimentação: Sempre alimentá-los com rações nutritivas e saudáveis para obter uma dieta balanceada.
- Higiene: Os pelos curtos não costumam acumular muita sujeira, portanto um banho por semana é o suficiente. Use sempre xampus específicos para animais. Mantenha também os cuidados com os dentes do animal, escove-os periodicamente com produtos adequados para pets, para evitar tártaros e mau hálito.
- Saúde: Com a idade, os pitbulls podem apresentar problemas de saúde devido à genética da raça, portanto é importante ficar atento ao comportamento do animal. Por isso, se perceber qualquer irregularidade, não se demore em levá-lo ao médico veterinário.
- Atividades físicas: Por fim, a prática de exercícios físicos é fundamental para esta raça, tanto física como emocionalmente. Então, reserve um tempo para realizar treinos com ele.
E aí, gostaria de ter um pitbull em casa?