Os abonos salariais do PIS/Pasep já estão passando por liberações desde o último mês de fevereiro. Assim, muita gente já recebeu a quantia em questão. Mas você sabe quem de fato tem o direito de receber esse dinheiro? Vamos saber agora se você está nesse grupo.
Para começo de conversa, o primeiro passo é ser um trabalhador formal. Para quem não sabe, o PIS é um benefício para trabalhadores da rede privada, e o Pasep é um benefício para empregados da rede pública. Em comum: os dois podem receber esse “14º salário” porque possuem vínculos formais de emprego.
O segundo ponto é receber até dois salários mínimos por mês. Então há um limite salarial para poder receber esse dinheiro. Hoje, se você receber portanto menos do que R$2.200 por mês, então você pode de fato receber essa quantia. Se ganhar mais do que isso no salário bruto por mês, então não pode receber.
Outro ponto importante é ter cadastro no PIS há pelo menos cinco anos. Além disso, é importante manter esse cadastro em atualização. Há casos de pessoas que perdem o benefício por problemas no cadastro. Portanto é importante ficar constantemente de olho nas alterações das suas informações.
PIS/Pasep
O trabalhador que quer receber o benefício precisa ter 30 dias de trabalho no ano base. Então se você quer receber o PIS/Pasep agora em 2021, precisa ter trabalhado durante 30 dias em 2020. Como dito, esse trabalho precisa ser formal. Já esses 30 dias podem ou não ser consecutivos.
Em caso de maiores dúvidas, o ideal mesmo é procurar ajuda de um profissional da área tributária. Isso porque essa pessoa vai conseguir esclarecer pontos específicos do seu caso. Seja como for, é importante lembrar que essas regras gerais valem para todo mundo.
Veja também: Pagamento do Bolsa Família: nova parcela em 8 dias para este grupo