Cerca de 10 milhões de trabalhadores brasileiros têm direito aos valores esquecidos do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) nas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) .
Atualmente existem R$ 25,4 bilhões esquecidos pelos brasileiros nas contas do FGTS e a data máxima para saque desses valores acaba já no próximo sábado, dia 5 de agosto.
Quem pode sacar esses valores?
Os saques destes valores do PIS/Pasep estão disponíveis para os trabalhadores que recolheram valores entre 1971 e 1988. Caso a quantia “esquecida” seja de um falecido, o beneficiário legal ou herdeiro pode obter o valor.
Além disso, esse dinheiro está disponível aos titulares ou beneficiários legais desde 2020, mas poucos fizeram os saques. Segundo a Caixa, desde a migração das cotas, para o FGTS, foram realizados mais de 513 mil pagamentos, totalizando R$ 745 milhões.
Como sacar o PIS/PASEP
O saque pode ser feito pelo aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS). Para pedir o saque é preciso abrir o app, selecionar a mensagem “Você possui saque disponível”, clicar em “Solicitar o saque do PIS/Pasep”.
O trabalhador deve escolher se quer receber crédito em conta ou fazer o saque presencial. Depois é preciso verificar os dados e clicar em “confirmar saque”. O dinheiro pode ser depositado em qualquer conta indicada pelo trabalhador.
Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone. Quem tiver dúvidas pode entrar em contato pelo telefone 4004-0104 (para capitais e regiões metropolitanas) ou pelo 0800 104 0104 (para demais regiões).
Caso o saque não for realizado até o dia 5 de agosto, os recursos serão transferidos do FGTS ao Tesouro Nacional. O trabalhador que quiser sacar depois do prazo precisará fazer uma solicitação de saque para a União no prazo de até 5 anos. O procedimento para solicitação ainda não foi divulgado.
Como consultar os valores do PIS/PASEP
- Abra ou baixe o aplicativo FGTS (para o primeiro acesso, é preciso criar senha);
- Clique em “Entrar no aplicativo”;
- Aparecerá a frase “FGTS deseja usar caixa.gov.br para iniciar sessão”; vá em “Continuar”;
- Informe seu CPF e clique em “Próximo”;
- Digite sua senha e vá em “Entrar”; caso não se lembre, clique em “Recuperar senha”;
- Na tela inicial, aparecerão as informações relativas ao saldo disponível para saque na cota no PIS/Pasep;
- Clique sobre a mensagem “Você possui saque disponível” e, em seguida, vá em “Solicitar o saque do PIS/Pasep”;
- O trabalhador deverá escolher a forma de saque, se crédito em conta ou presencial, verificar seus dados e selecionar “Confirmar saque”;
- O saldo poderá ser creditado em conta bancária de qualquer instituição indicada pelo trabalhador, sem custo nenhum.