Mais um novo grupo de trabalhadores receberá o abono salarial, PIS/PASEP, no dia 15 de março. Os valores são referentes ao ano-base de 2020 e os pagamentos são efetuados pela Caixa Econômica Federal, para quem é da iniciativa privada, e pelo Banco do Brasil, para servidores públicos.
Para ter direito aos pagamentos, é necessário ter trabalhado no mínimo 30 dias com carteira assinada em 2020 e ter recebido em média até 2 salários mínimos. Neste ano, o governo garantiu que serão liberados mais quase 20 bilhões de reais para os trabalhadores.
Mas atenção: é preciso ficar sempre de olho no calendário. O governo reitera que o prazo final para sacar os valores será até o dia 29 de dezembro deste ano para todos os grupos. Caso não saque, o trabalhador perderá o valor, já que os pagamentos não acumularão para o próximo ano.
Como saber se você tem direito ao PIS
Uma das diversas formas de consultar se você está apto para receber o abono, é através da Caixa Econômica. Clicando neste link, você será direcionado ao site. Logo após, clique na opção “consultar PIS pelo CPF ou número do NIS”.
Outra maneira é utilizando o novo aplicativo, disponível para Android e IOS, “Carteira de Trabalho Digital”. Por lá é possível consultar os contratos de trabalho e o valor a ser recebido.
Calendário PIS/PASEP em março
Os programas trarão novos pagamentos a partir do dia 15 do mês seguinte como base nos meses de nascimento, no caso do PIS, e o final do número de inscrição, para o PASEP.
Calendário março 2022 – PIS
- Nascidos em julho – pagamento dia 15 de março
- Nascidos em agosto – pagamento dia 17 de março
- Nascidos em setembro – pagamento dia 22 de março
- Nascidos em setembro – pagamento dia 25 de março
- Nascidos em setembro – pagamento dia 29 de março
- Nascidos em setembro – pagamento dia 31 de março
Calendário março 2022 – PASEP
- Inscrição com final 6 – pagamento dia 15 de março
- Inscrição com final 7 – pagamento dia 17 de março
- Inscrição com final 8 – pagamento dia 22 de março
- Inscrição com final 8 – pagamento dia 24 de março
Veja também: Como usar o dinheiro do PIS/PASEP de forma inteligente; dicas para aproveitar esse extra – Brasil123