As cotas do PIS/PASEP contam com aproximadamente vinte e cinco milhões de reais com destino a cerca de dez milhões de brasileiros. A saber, este valor corresponde ao dinheiro esquecido daqueles que trabalharam com carteira assinada desde o ano de 1971 até o ano de 1988.
O saque desse valor pode ter a sua realização sem mesmo sair de casa, através de aplicativos e plataformas digitais. Outro dado importante acerca deste assunto, é que herdeiros também poderão realizar o saque destas cotas. Todavia, devem, obrigatoriamente, mostrar documentos que comprovem o direito de sacar estes valores.
Quer saber mais detalhes sobre o saque do PIS/PASEP esquecido? Então, continue conosco na leitura deste texto pois ele trará muitas informações acerca deste assunto.
O que são os valores esquecidos do PIS/PASEP?
Os valores esquecidos do PIS/PASEP pertencem aos cidadãos brasileiros que trabalharam entre os anos de 1971 e 1988. Sendo assim, essa regra serve tanto para aqueles que prestaram suas atividades em empresas privadas quanto para os servidores públicos.
A instituição informou que cerca de dez milhões de pessoas ainda possuem valores a receber nas contas. Somando mais de 25 milhões reais que teve seu depósito no FGTS e alocação no fundo de 2020.
Além disso, a Caixa Econômica Federal também relatou que até o dia 30 de junho, houve um resgate de cerca de 745 milhões de reais por aproximadamente 513 mil pessoas.
Como consultar os valores do PIS/PASEP
É possível realizar a consulta dos valores do PIS/PASEP sem sair de casa através do aplicativo do FGTS, disponível nas lojas de aplicativos de dispositivos IOS e Android. Da mesma maneira que é possível consultar no site do FGTS. Ou então, por meio do internet Banking Caixa.
Pelo aplicativo também pode-se realizar a solicitação do saque. Bastando apenas escolher a opção “Você possui saque disponível”, em seguida clicar em “Solicitar o saque do PIS/Pasep”. Por fim, é necessário escolher entre o saque presencial ou então crédito na conta.
Para aqueles que escolherem o saque presencial, é possível realizá-lo utilizando o cartão cidadão. Isso é possível em lotéricas ou unidades de autoatendimento da Caixa. No entanto, dessa forma, o valor máximo do saque é de três mil reais.
É válido lembrar que é possível também fazer a consulta em alguma agência da Caixa. Nesse caso, é necessário apenas apresentar um documento de identificação com foto como Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação, passaporte, entre outros.
O que fazer se ultrapassar o prazo?
O prazo para os saques dos valores do PIS/PASEP era até o dia cinco do mês de agosto. Após essa data, ocorrerá o envio do dinheiro para o Tesouro Nacional até o dia vinte de agosto. As pessoas possuem, no entanto, um pedido de até cinco anos para realizar a solicitação do retorno deste valor.
Apesar do anúncio destes dados, não houve divulgação de informações de como deverão ser os próximos passos para aqueles que perderam o prazo e desejam solicitar o valor novamente.
E você, já sabia que era possível realizar o saque dos valores esquecidos do PIS/PASEP? Compartilhe conosco, qual dica foi mais útil para você deixando um comentário abaixo!