O PIS/PASEP esquecido tem sido uma preocupação para os trabalhadores. Isso porque, o governo federal estabeleceu um prazo para que os cidadãos façam o saque. Caso os valores não sejam sacados até o próximo dia 5 de agosto, o dinheiro irá para o tesouro nacional.
Assim, para que você saiba mais sobre esse assunto, separamos algumas das principais informações para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
PIS/PASEP esquecido: saiba se você tem
O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são benefícios que muitos trabalhadores desconhecem ou acabam esquecendo de sacar. Com isso, atualmente milhões de pessoas têm valores não resgatados desses programas.
Assim sendo, um total de R$ 25,4 bilhões de PIS/PASEP esquecido encontra-se nas contas do Fundo de Garantia, sem nenhuma reivindicação feita por parte dos trabalhadores.
Caixa estipula um prazo para sacar o PIS/PASEP esquecido
Segundo a Caixa Econômica Federal, os trabalhadores que têm algum valor do PIS/PASEP esquecido, têm até 5 de agosto deste ano para sacar o dinheiro.
Além disso, o aplicativo do FGTS permitirá que os indivíduos realizem o saque, pois unificaram-se os dois fundos.
De acordo com a autarquia, após essa data, o valor será incorporado ao Tesouro Nacional, e não poderá ser recuperado.
Portanto, é importante ficar atento a esse prazo e verificar se você possui algum valor a receber.
Quem tem direito ao PIS/PASEP esquecido?
Têm direito às cotas do PIS/PASEP esquecidas os trabalhadores que atuaram com carteira assinada no período de 1971 a 1988. Além disso, a regra vale tanto para a iniciativa privada como para os servidores públicos que ainda não realizaram o saque.
Ademais, os parentes de trabalhadores que faleceram também podem sacar o saldo.
Assim, a Caixa espera que todos os beneficiários que têm alguma cota para receber, possam fazer o saque do benefício.
Como saber se você tem valores esquecidos?
Para que você saiba se tem algum valor esquecido do PIS/PASEP, é possível realizar uma consulta através do site da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. O que depende de qual programa está vinculado. Isso porque, o PIS é pago pela Caixa e o PASEP pelo Banco do Brasil.
Além disso, para a consulta será necessário informar o Número de Identificação Social (NIS) e cadastrar uma senha para acessar o sistema online.
Quais os documentos necessários para realizar o saque?
Para realizar o saque dos valores esquecidos do PIS/PASEP, os trabalhadores devem apresentar os seguintes documentos:
- Documento de identificação com foto;
- Número do NIS e;
- Um comprovante de inscrição no PIS/PASEP.
Ademais, caso seja um parente de trabalhador falecido, também é necessário apresentar um documento que comprove o parentesco.
Agora que você já sabe tudo sobre o PIS/PASEP esquecido e como saber se tem algum valor a receber, é só seguir as instruções para sacar o dinheiro antes que o prazo acabe.
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