Nessa terça-feira, 22, a Caixa Econômica liberou o dinheiro do PIS/PASEP para trabalhadores nascidos em setembro. Com isso, a grande maioria dos trabalhadores já receberam os valores do benefício e podem usar o abono salarial. O pagamento iniciou em 8 de fevereiro e tem previsão para acabar ainda nesse mês, no dia 31 de março, de acordo com o mês de nascimento do beneficiário.
Apesar disso, muitas pessoas ainda não sabem como receber esse valor. Ainda, é importante dar o direcionamento correto ao dinheiro, já que ele pode colocar a sua vida financeira em ordem. Por isso, nesse texto vamos falar sobre como ter acesso ao PIS/PASEP e o que fazer com o dinheiro.
Caixa pagou o benefício
A Caixa Econômica liberou o pagamento do abono salarial do ano de 2020 para os trabalhadores nascidos em setembro. Além dessa categoria, servidores públicos com inscrição finalizada com número 8 também receberam o valor. Apesar disso, o calendário de pagamento dos servidores públicos segue datas diferentes das datas dos trabalhadores do setor privado.
Com isso, os servidores começaram a receber o valor no dia 15 de fevereiro. O pagamento vai até 24 de março. Além disso, o pagamento é feito apenas para quem trabalhou pelo menos 30 dias em 2020. Ainda, é preciso ter cadastro no PIS/PASEP há, pelo menos, cinco anos. Por outro lado, o benefício não é válido para empregadas domésticas, já que é preciso ter vínculo com empresas, não com pessoas físicas. Jovens aprendizes também não têm direito ao benefício.
Segundo a Caixa, o valor é pago diretamente na conta do banco para os que usam os serviços. Para quem não tem conta, o valor é depositado na Poupança Social, que permite a movimentação pelo aplicativo Caixa Tem. Além disso, caso não seja possível abrir a conta digital, a Caixa paga o benefício por meio do cartão cidadão, nas agências do banco. As estimativas do banco apontam que o benefício pagará, aproximadamente, R$20 bilhões à população.
O que fazer com o dinheiro do PIS/PASEP?
Com o dinheiro na conta, agora é hora de pensar o que fazer com ele. Como o trabalhador recebe em cima do salário mínimo atual, o valor máximo é de R$1.212. Apesar disso, é um excelente valor para colocar as contas em dia ou, ainda, para começar a fazer uma reserva de emergência. Dessa forma, especialistas afirmam que usar o valor para fazer compras não é uma boa ideia, já que esse valor pode ter finalidades melhores.
Com isso, a prioridade para quem recebe o PIS/PASEP é pagar as contas. Isso porque esse dinheiro pode, facilmente, cobrir alguma dívida que você tenha em aberto. Ainda, caso ele ainda não consiga cobrir toda a sua dívida, ele pode ser uma excelente moeda de troca para fazer negociações de dívidas em aberto. Por isso, preze sempre por quitar as dívidas com esse valor.
Por outro lado, se você não tem contas a pagar, o valor do PIS/PASEP é uma excelente forma de começar uma reserva financeira. Com isso, busque investimentos mais seguros para fazer a sua reserva de emergência. Esse valor será usado quando ocorrer algo fora do previsto na sua vida e pode, inclusive, salvar o seu orçamento.