Milhões de brasileiros já receberam o dinheiro do PIS/PASEP pago em 2023. Contudo, muita gente não acessou esse valor, que ainda segue esperando para se sacado. Na prática, o valor pode ser usado para cobrir as maiores despesas, comuns no final do ano. Por outro lado, os brasileiros também podem usar o dinheiro para ter uma reserva de emergência.
Dessa forma, hoje vamos entender como acessar o dinheiro do PIS/PASEP de 2023, além de entender as regras para o recebimento do valor.
Como acessar o PIS/PASEP?
O ano de 2023 foi marcado pelo pagamento do PIS/PASEP referente ao ano de 2021. Apesar de ter muitos valores parados, muita gente vai procurar e não vai encontrar nada. Isso porque é preciso seguir algumas regras para receber o abono salarial. Somente cumprindo todos os requisitos é que o PIS/PASEP cai na sua conta de forma automática.
Para receber o PIS/PASEP, o trabalhador precisa seguir as quatro regras do programa:
- Ter trabalho de carteira assinada há pelo menos 5 anos;
- Receber no máximo dois salários mínimos (R$ 2.640);
- Ter trabalhado no mínimo 30 dias, com carteira assinada, no ano-base (2021);
- Ter seus dados informados corretamente pelo empregador ao governo.
Ao ter todos esses requisitos, o cidadão já passa a ter direito ao abono. Na prática, ele é de mesmo valor para todos os trabalhadores e é sempre de um salário mínimo, atualmente em R$ 1.320. Vale lembrar que o valor máximo só entra nas contas de quem tem o ano todo de trabalho. Para quem trabalhou menos, o pagamento será proporcional.
Com isso, para consultar se você tem valores, basta entrar no seu aplicativo do FGTS. Por lá, você verá o saldo disponível para saque. Além disso, poderá efetuar todo o processo de resgate por lá, de forma a direcionar o valor para a sua conta automaticamente. Por outro lado, quem tem conta na Caixa pode ter recebido o valor por lá automaticamente. O saque poderá ser feito até 31 de dezembro.
Você pode sacar o de outras pessoas
Se você tem pessoas que tiveram direito ao PIS/PASEP, mas vieram a falecer, saiba que você pode acessar esse valor também. Para isso, será preciso juntar alguns documentos de comprovação. Contudo, especialistas dizem que é um processo simples para reaver esse valor para a sua conta.
Na prática, o passo a passo é o mesmo. Dessa forma, basta abrir o aplicativo do FGTS e selecionar a opção “Meus Saques”. Depois, vá em “Outras Situações de Saque” e clique em “PIS/PASEP – Falecimento do Trabalhador”.
Segundo a Caixa, você precisará juntar os seguintes documentos:
- RG ou CNH do beneficiário;
- Certidão PIS/PASEP/FGTS emitida pela Previdência Social com a relação de dependentes habilitados à pensão por morte, ou;
- Declaração de dependentes habilitados à pensão emitida pelo órgão pagador do benefício
Vale lembrar que, em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com o Governo Federal pelo 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, ou para o 0800 104 0104, para demais regiões.