Apesar de o calendário de 2023 já ter sido totalmente liberado, muita gente ainda não sacou o abono salarial. Com isso, o saldo do PIS/PASEP segue parado nas contas, o que pode prejudicar quem tem contas a pagar, mas está com o bolso apertado. Contudo, vale lembrar que o pagamento que aconteceu durante o ano ainda está disponível.
Por isso, hoje vamos entender como sacar o valor do PIS/PASEP que está parado nas contas, além de entender o que fazer com esse dinheiro, caso você não tenha sacado antes.
As regras do PIS/PASEP
Apesar de ter muitos valores parados, muita gente vai procurar e não vai encontrar nada. Isso porque é preciso seguir algumas regras para receber o abono salarial. Somente cumprindo todos os requisitos é que o PIS/PASEP cai na sua conta de forma automática.
Para receber o PIS/PASEP, o trabalhador precisa seguir as quatro regras do programa:
- Ter trabalho de carteira assinada há pelo menos 5 anos;
- Receber no máximo dois salários mínimos (R$ 2.640);
- Ter trabalhado no mínimo 30 dias, com carteira assinada, no ano-base;
- Ter seus dados informados corretamente pelo empregador ao governo.
Ao ter todos esses requisitos, o cidadão já passa a ter direito ao abono. Na prática, ele é de mesmo valor para todos os trabalhadores e é sempre de um salário mínimo, atualmente em R$ 1.320. Vale lembrar que o valor máximo só entra nas contas de quem tem o ano todo de trabalho. Para quem trabalhou menos, o pagamento será proporcional.
Além disso, o pagamento de 2023 se refere ao ano-base de 2021. Por isso, existe uma forte expectativa de que o governo adiante o calendário, ainda neste ano, efetuando o pagamento referente a 2022. Contudo, o governo já confirmou que não vai adiantar o pagamento neste ano.
Como sacar e o que fazer com o dinheiro?
Ao cumprir todas as regras de ter direito ao PIS/PASEP, o cidadão ainda precisa seguir um passo a passo para pegar o dinheiro na conta. Isso porque o processo, que acontece de forma automática, pode não funcionar da mesma maneira para todas as pessoas.
Com isso, para consultar se você tem valores, basta entrar no seu aplicativo do FGTS. Por lá, você verá o saldo disponível para saque. Além disso, poderá efetuar todo o processo de resgate por lá, de forma a direcionar o valor para a sua conta automaticamente. Por outro lado, quem tem conta na Caixa pode ter recebido o valor por lá automaticamente.