Recebimento do PIS/PASEP com ano base 2022 acontecerá no ano de 2024, isso porque, com a pandemia, o pagamento que ocorria conforme os doze meses anteriores, passa a ocorrer com um espaço de dois anos de diferença. A previsão para a publicação do calendário do ano seguinte é até o mês de dezembro deste ano.
Quer saber mais sobre o pagamento do PIS/PASEP com ano base de 2022? Então continue conosco na leitura deste texto pois traremos muitas informações sobre este assunto.
PIS/PASEP com ano base 2022
O repasse do PIS/PASEP com ano base 2022 não possui ainda data para a sua realização. Tal fato se deve a pandemia de COVID-19. A divulgação do cronograma do abono salarial comumente ocorre no último mês do ano anterior ao pagamento. Portanto, até o momento não houve divulgação do calendário ou do valor das parcelas.
O valor do pagamento destes abonos salariais, PIS (Programa de Integração Social) e do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) terá como base o valor do salário mínimo do ano de 2024.
Ano de pagamento do PIS/PASEP
O repasse do PIS/PASEP ocorreu, até o ano de 2020, para aqueles que trabalharam no ano anterior. Todavia, com a pandemia, o governo utilizou o dinheiro que teria por destino o pagamento desse abono salarial, para realizar o pagamento do Benefício Emergencial.
Sendo assim, o governo também realizou, juntamente com os empregadores, o pagamento dos salários dos funcionários. Fazendo, dessa forma, que houvesse o mantimento dos empregos. Portanto, no primeiro ano da pandemia, não houve pagamento do abono salarial. Dessa forma, aqueles que trabalharam em 2019 receberam apenas em 2021.
Desde então, a distância entre o ano de pagamento e ano base passou a ser de dois anos.
Regras para receber o abono salarial
Para ter acesso ao abono salarial, os trabalhadores precisam exercer suas atividades com carteira assinada por no mínimo trinta dias no ano base. Outra regra é possuir a média salarial por mês de até dois salários. Bem como, possuir cadastro no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos. Ou então possuir cadastro, com informações corretas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Como receber o PIS/PASEP?
O pagamento do PIS/PASEP acontece de acordo com o mês de aniversário da pessoa que irá receber. É possível sacar o abono salarial através do aplicativo Caixa Tem, ele está disponível na loja de aplicativos App Store para aparelhos IOS, assim como, na Play Store para aparelhos Android. Basta entrar no aplicativo e selecionar a opção “abono salarial” e realizar a transferência para a conta que desejar.
É possível sacar, também, pelo cartão cidadão. Trata-se de um cartão que a Caixa Econômica Federal emite e serve para o recebimento dos benefícios. Para sacar o abono salarial através deste cartão basta comparecer às unidades lotéricas ou então aos terminais de autoatendimento.
Vale lembrar que o cidadão brasileiro pode também realizar o saque sem o cartão, apresentando algum documento de identificação.
Você achou fácil ter acesso ao pagamento do PIS/PASEP? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários abaixo.